O escritor italiano Roberto Parmeggiani, convidado do 3.º Fliparacatu, realiza no sábado, dia 30/8, uma atividade voltada para crianças autistas. O evento, que acontece na Academia de Letras do Noroeste de Minas, das 13h às 14h, vai contar com a presença da Associação de Pais e Família dos Autistas. O objetivo da atividade é aproximar as crianças da literatura, de modo inclusivo, garantindo que todos possam ter acesso ao mundo dos livros.
Uma característica marcante da escrita de Roberto Parmeggiani é a preocupação com a acessibilidade e inclusão. Ele é autor de livros acessíveis, sendo o mais recente “A lição das árvores e outros contos”, escrito com os símbolos da comunicação aumentativa e alternativa. A obra será lançada em breve pela editora italiana La Meridiana. Roberto é também presidente de uma associação que desenvolve projetos relacionados à literatura acessível, a Associação Centro de Documentação Handicap.
Escritor italiano Roberto Parmiggiani esteve presente no 2.º Fliparacatu, em 2024
Aline Reis
A partir do seu trabalho com pessoas com deficiência, o autor desenvolveu uma experiência e reflexão sobre o livro como prática de inclusão. “O livro acessível não é um livro para alguém, é um livro para alguém a mais”, afirma, certo de que a pluralidade das linguagens, assim como das formas dos livros, são um enriquecimento para todos e não uma reserva dentro da qual se protege alguém.
Roberto Parmeggiani nasceu em Bolonha em 1976. É escritor, tradutor e educador, formado pela Universidade de Bolonha em Ciências da Educação. Publicou os livros infantis “A avó adormecida” e “O mundo de Arturo”, com ilustrações de João Vaz de Carvalho, o livro de poesias “Felicidade submersa” e o ensaio “Desabilidade”. Em 2024, ele se tornou também editor em um projeto de divulgação da literatura brasileira na Itália.