Ribeirão Preto, SP, registrou dia mais seco do Brasil na quarta-feira (10)
Reprodução/EPTV
A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) informou nesta quinta-feira (11) que adotou medidas preventivas, orientativas e de monitoramento para proteger a saúde da população, dos servidores públicos e de animais durante este período de extrema secura.
Na quarta-feira (10), a umidade relativa do ar na cidade chegou a 6%, a mais baixa do país. Nesta quinta, o índice deve ficar, novamente, abaixo dos 12%, o que indica nível de emergência.
A última vez que a umidade do ar esteve tão baixa em Ribeirão Preto foi em 2006, quando o índice atingiu 4%. Níveis abaixo de 20% são considerados preocupantes e exigem cuidados especiais com a saúde.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Desde 2011, um decreto da prefeitura estabelece procedimentos padrão para situações de atenção, alerta e emergência durante a estiagem, que é o período que estamos vivendo.
LEIA TAMBÉM
Ribeirão deve ter mais um dia seco após registrar 6% na pior umidade relativa do ar do país
Alerta sonoro da Defesa Civil toca celulares e cita risco de incêndio na região de Ribeirão
De acordo com o decreto, sempre que a umidade relativa do ar estiver abaixo de 20%, as atividades ao ar livre devem ser suspensas, cabendo às unidades da administração monitorar os índices e adotar as providências necessárias.
Calor em Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Secretário de Administração de Ribeirão Preto, João Rafael Mião disse que pelo menos seis setores tiveram as atividades modificadas por conta do tempo seco e quente.
Segundo ele, até o momento não foi necessário aumentar o número de profissionais nos postos de saúde, mas a prefeitura segue em monitoramento diário para estar preparada em caso de buscas por atendimento por causa de problemas respiratórios.
“Ainda não é o caso, considerando que nós não estamos com queimadas excessivas e não tem reflexo de aumento no atendimento. Contudo, as equipes de saúde estão atentas para que, caso haja esse aumento, o reforço será estabelecido em todas as unidades de saúde”.
Veja abaixo as principais medidas tomadas:
Educação
As atividades físicas em ambientes externos estão suspensas
Ambientes internos devem ser mantidos ventilados e arejados
Reduzir aglomerações em ambientes fechados
Incentivar o uso de roupas leves e confortáveis
Assegurar a hidratação constante de estudantes e profissionais
Partidas agendadas do Campeonato Interescolar da Rede Municipal de Ensino (CIREM) estão suspensas até a próxima semana
Esportes
Todas as atividades esportivas realizadas pela secretaria ao ar livre, como futebol e futsal, estão suspensas até domingo (14). O calendário será retomado somente quando a umidade do ar voltar a índices seguros (acima de 40%).
Infraestrutura
Serviços de manutenção e zeladoria executados nas ruas e vias estão suspensos
Apenas a coleta de lixo foi mantida, por se tratar de serviço essencial
Reforço de orientações e assistência aos servidores e colaboradores no período
Meio ambiente
A Secretaria intensificou o monitoramento e reforçou orientações de cuidados com animais domésticos e silvestres
No Bosque Municipal, a alimentação dos animais foi ajustada para as condições climáticas e equipes atuam na prevenção de incêndios urbanos e em áreas verdes
Todos os parques municipais, inclusive o Morro do São Bento, onde estão localizados o Bosque, o Jardim Japonês e o Mirante, contam com bebedouros para hidratação
Saerp
A Saerp adotou medidas de proteção aos servidores que atuam em campo:
Distribuição de protetor solar
Fornecimento de EPIs
Orientação para hidratação frequente, com uso de garrafas térmicas
Saúde
Servidores que realizam trabalho na rua, como agentes de endemias e de saúde estão com as atividades suspensas, até que a umidade do ar volte a sua normalidade.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região