A Polícia Civil do RJ iniciou nesta quarta-feira (17) mais uma fase da Operação Contenção, uma iniciativa permanente para conter a expansão do Comando Vermelho (CV) na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Desta vez, agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital e da 34ª DP (Bangu), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), foram para o Catiri e para a Vila Kennedy.
Até a última atualização desta reportagem, 9 pessoas haviam sido presas.
Segundo as investigações, Edgar Alves de Andrade, o Doca, e Carlos Costa Neves, o Gadernal, vêm coordenando a atuação de células armadas, com o propósito de aumentar a influência territorial da organização criminosa.
Essa expansão abrange o Catiri e áreas estratégicas de Campo Grande, tendo a Vila Kennedy como ponto de apoio logístico e operacional. A partir dessa base, foram deflagradas sucessivas ofensivas violentas, que culminaram em homicídios e graves violações à ordem pública na região.
As investigações apontaram que os criminosos utilizam violência e ameaças para consolidar seu domínio, impondo toques de recolher, expulsando moradores de suas residências e instalando barricadas, a fim de dificultar a entrada das forças policiais.
Em todas as etapas da Operação Contenção, pelo menos 50 suspeitos foram presos, e 7, mortos em confronto.