Passageiros no teto de ônibus na saída da praia neste domingo (21)
Reprodução / TV Globo
O último domingo (21) do inverno teve calor de 40°C, praias lotadas e terminou com cenas de confusão e vandalismo na orla da Zona Sul do Rio.
Em Copacabana, um grupo invadiu um restaurante na altura do número 1309 da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, depredou o estabelecimento e ainda roubaram clientes. Já nas proximidades da Rua Júlio de Castilhos, pessoas chegaram a subir no teto de um ônibus.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram cenas de vandalismo e desordem na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na esquina com a Rua Júlio de Castilhos, altura do Posto 6. Nos vídeos, é possível ver um ônibus superlotado, com pessoas em cima do teto, saindo pelas janelas — algumas quebradas —, além de invasão a um bar de esquina, empurra-empurra e correria.
No início da noite, por volta das 19h30, a estação General Osório, em Ipanema, registrou filas longas e tumulto para embarque. Relatos também apontam furtos no local e em ruas próximas, como a Francisco Sá.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Estação do metrô General Osório lotada após ato contra a anistia em Copacabana neste domingo (21)
Thaís Espírito Santo / g1
As cenas de desordem ocorreram apesar do reforço da Operação Verão, deflagrada pela Prefeitura do Rio em 5 de setembro. Mais de mil agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal atuaram na orla no fim de semana, em ações de patrulhamento, ordenamento urbano e fiscalização no trânsito.
De acordo com a prefeitura, entre sábado (20) e domingo (21), foram vistoriados 309 barraqueiros autorizados, com aplicação de 46 multas. Agentes também apreenderam mais de meia tonelada de produtos irregulares à venda nos calçadões, como roupas e cigarros eletrônicos, além de recolher oito motos elétricas estacionadas de forma irregular.
O trabalho contou com o apoio de drones e câmeras do Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR), que ajudaram a identificar pontos de comércio ilegal. A Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas abordou 393 pessoas em situação de rua: 12 aceitaram acolhimento, sete foram levadas a delegacias e 69 objetos perfurocortantes foram apreendidos.
No trânsito, a Seop e a Guarda Municipal aplicaram cerca de 3,5 mil multas por estacionamento irregular e rebocaram 52 veículos para os depósitos públicos.
Além disso, pulseiras de identificação foram distribuídas a crianças. A medida ajudou a localizar e devolver às famílias duas meninas — uma de sete anos, em Copacabana, no sábado, e outra de dez, no domingo.
Com a chegada da primavera nesta segunda-feira (22), a expectativa é de mais movimento nas praias do Rio e de maior pressão sobre a Operação Verão, que deve seguir reforçando a segurança e o ordenamento urbano ao longo da orla.