Coletiva de imprensa ocorreu nesta terça-feira (23) com os delegados Ulisses Gabriel e Abel Montovani.
Joana Caldas/G1 SC
O professor Lucas Antonio de Lacerda, de 39 anos, foi morto com pelo menos oito disparos de arma de fogo. A informação foi confirmada pelos delegados Abel Mantovani e Ulisses Gabriel durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (23), em Florianópolis.
O crime aconteceu na segunda-feira passada (15), em frente a uma padaria no bairro Ipiranga, em São José, na Grande Florianópolis. Lucas, que dava aulas de Língua Portuguesa em um cursinho preparatório, estava dentro do carro quando foi surpreendido pelos autores dos disparos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação aponta que o crime foi motivado por vingança. Os dois suspeitos, tio e sobrinho, de 45 e 24 anos, têm histórico criminal e estão presos temporariamente.
“Sim, a gente faz a vinculação entre o ocorrido e o acidente. Temos informações que no sábado que antecedeu o crime, o autor dos disparos perdeu outro membro da família e daí acreditamos que tenha surgido um inconformismo e levado a essa situação. Ele seria por vingança”, disse o delegado Abel.
O segundo suspeito, já possuía um mandado de prisão ativo pela condenação em outro homicídio. O tio dele havia sido preso horas antes na Praia de Fora, em Palhoça, onde estava escondido. A polícia também apura se os autores têm ligação com facções criminosas.
Durante a coletiva, o delegado Abel Mantovani explicou que o crime pode ser classificado como motivo torpe, já que a vítima não teve chance de defesa.
“Todos os elementos estão sinalizando essa motivação desproporcional de vingança, reconhecida como motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima, tendo em vista que o autor dos disparos desceu do veículo, parou em frente ao carro da vítima e efetuou os disparos”, afirmou Mantovani.
Lucas era réu em um processo por homicídio culposo, relacionado a um acidente de trânsito ocorrido em 2024. A polícia ainda investiga se o crime foi premeditado e deve realizar os interrogatórios nos próximos dias.
*Esta reportagem está em atualização