Bebê de um ano engasgada após convulsão é salva por PMs no meio da rua no litoral de SP
Uma bebê de aproximadamente um ano foi salva por policiais militares no meio da rua após se engasgar por conta de uma convulsão em São Vicente, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1 nesta quarta-feira (24) mostram o momento em que os agentes realizam a manobra para liberar as vias respiratórias na menina, que já não respirava mais. Uma câmera de monitoramento flagrou toda a ação.
O salvamento aconteceu na Rua Guarani, no bairro Parque São Vicente, no último domingo (21), por volta das 17h. De acordo com a PM, os agentes realizavam um patrulhamento de rotina quando foram abordados em uma padaria por uma família em estado de ‘desespero’.
A corporação afirmou que a bebê apresentava sinais de obstrução nas vias aéreas e já estava desmaiada. Os policiais então começaram a aplicar a manobra de Heimlich, que consiste em fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada a fim de provocar a tosse forçada, o que fará com o que esteja provocando o engasgo seja expelido.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Bebê de um ano engasgada após convulsão é salva por PMs no meio da rua no litoral de SP
Reprodução
Nas imagens é possível ver o momento em que uma mulher entra no estabelecimento pedindo por ajuda, em seguida, um homem chega correndo com a bebê no colo. Os agentes saem da padaria e um deles pega a menina e começa a executar a manobra no meio da calçada com o auxílio de outro PM.
Após algumas tentativas, a menina voltou a respirar normalmente. Após o resgate, segundo a PM, a família foi para um hospital, onde a paciente foi examinada e ficou em estado estável.
Manobra de Heimlich
Manobra de Heimlich
Reprodução
Veja as orientações do Ministério da Saúde:
Em adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica.
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
O ministério orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.
Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto-socorro ou hospital).
Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Engasgo em bebês
Em caso dos bebês, o procedimento deve ser realizado de forma diferente, confira abaixo:
Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos