Jornalista lança em Salvador livro que reúne desabafos sobre relações de filhos gays e pais heterossexuais de vários países


Jornalista lança em Salvador livro com relatos emocionantes de homens gays para seus pais
Divulgação
O jornalista e roteirista do programa “Altas Horas”, Fred Itioka, lançou o livro “Cartas Fora do Armário”, que aborda relações complicadas entre filhos gays e pais heterossexuais, e fará um evento de divulgação do trabalho, em Salvador, na sexta-feira (26).
A obra é composta por 21 cartas escritas por homens de diversos países e diferentes culturas. Os textos são direcionados aos pais dos autores, mas com palavras que nunca foram ditas a eles. Além do Brasil, participaram pessoas da Argentina, Estados Unidos, Porto Rico, França, Afeganistão, Irã, Taiwan, Indonésia, Índia, Rússia e Japão.
O livro tem apresentação do professor e pesquisador Fábio Mariano da Silva e texto de orelha assinado por Serginho Groisman, apresentador do programa da TV Globo.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Antes da capital baiana, a turnê de lançamento passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília e pela Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na cidade fluminense. Em Salvador, o evento será no restaurante Recôncavo Culinária, no bairro da Barra, a partir das 18h.
Em entrevista ao g1, o jornalista contou que o livro nasceu de uma inquietação ao perceber um afastamento emocional entre ele e o pai, em meio à pandemia de Covid-19. Na ocasião, aos 50 anos, Itioka disse “eu te amo” ao pai pela primeira vez.
“Fui lembrando de todas as histórias, da nossa trajetória, de como tudo tinha sido, e o risco que a gente corria com a pandemia, de sermos vítimas e não termos a oportunidade de nos conhecermos. Isso me fez lembrar de histórias de amigos, das minhas próprias histórias.”, contou.
Para Itioka, a resposta para o distanciamento estava no fato de ser homossexual — tema silenciado por medo, preconceito e distância cultural, sobretudo em famílias tradicionais como a dele, de origem asiática.
“Eu só fui começar a entender um pouco o meu pai quando eu me tornei adulto e percebi que talvez ele tivesse muita dificuldade de afetividade. Minha relação com ele começou a mudar aos poucos por conta disso”.
Jornalista lança em Salvador livro com relatos emocionantes de homens gays para seus pais
Divulgação
No processo de construção da obra, o autor ouviu quase 100 homens, com variadas idades e diferentes religiões. As 21 cartas selecionadas são anônimas, como forma de preservar os autores.
“Não foi uma escolha totalmente planejada, foi um pouco aleatório. Esses foram os homens que falaram sobre isso pela primeira vez. Eles nunca tinham falado sobre isso com ninguém, então eu tive esse privilégio, essa honra de ser a pessoa em quem eles confiaram em contar essas histórias”.
Os textos trazem relatos de rejeição, abandono e silêncio, mas também de perdão, reencontro e amor. Entre eles, a história de um refugiado afegão que precisou fugir para não ser condenado por ser gay e o desejo de um filho de ver o pai presente em seu casamento com outro homem.
“O que chamou a atenção nesses depoimentos foi a falta de afeto. Nem todas as histórias são tristes, nem todas as histórias são traumáticas, mas o que tem em comum é o fato de todos eles terem esperado por um abraço que nunca chegou, principalmente na fase da adolescência, quando sofriam muitas violências”.
Além dos desabafos, o livro também apresenta um panorama da realidade LGBTQIAPN+ nos países de origem dos autores, com informações sobre legislações, tradições culturais e contextos religiosos.
“Esse projeto representa uma possibilidade de trazer uma discussão, que é importante, sobre a necessidade de diálogo dentro das famílias, na sociedade, nas escolas. É para que LGBTs que leiam esse livro se sintam acolhidos e vejam que eles não estão sozinhos, e que pessoas que não são LGBTs leiam e percebam o que muitas pessoas passam, e que, às vezes, a pessoa que está do lado está pedindo ajuda”, destacou Itioka.
Serviço
📖 Lançamento do livro “Cartas Fora do Armário”
📍 Local: Restaurante Recôncavo Culinária (Rua Professor Fernando Luz, 63 – Barra, Salvador)
📅 Data: 26 de setembro
⏰ Horário: a partir das 18h
💰 Valor do livro: R$ 64
LEIA MAIS:
Cresce número de mortes violentas de pessoas LGBTQIAPN+ no Brasil, aponta levantamento
Primeira vez: Ju Moraes e outros famosos LGBTQIA+ relatam suas jornadas até a liberdade de expressar afeto em público
Estudo inédito sobre inclusão econômica e geração de renda da população LGBTQIA+ no Brasil será lançado em Salvador
Bahia é o segundo estado com maior numero de mortes violenta de pessoas LGBT
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
a

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *