Aeronave da PM foi utilizada no combate
Corpo de Bombeiros/Divulgação
O incêndio que atingiu entorno do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Januária, foi controlado após quatro dias de intenso combate.
As chamas começaram no último sábado (20) e estavam concentradas em locais de veredas na Área de Proteção Ambiental (APA) e na zona de amortecimento do parque.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Segundo os bombeiros, 61 pessoas atuaram no combate, incluindo militares da corporação, brigadistas do ICMBio, IEF, Ibama e de outros órgãos. Também houve apoio da Polícia Militar que disponibilizou helicóptero, além de caminhões-pipa das prefeituras de Januária, Itacarambi, Miravânia e São João das Missões.
LEIA TAMBÉM
Incêndio consome cerca de 348 hectares em áreas rurais de Montes Claros
Durante as ações, foram usados drones que ajudaram no direcionamento das estratégias em campo.
“As equipes atuaram em áreas de vereda e cerrado, realizando a abertura de aceiros, combate direto e ações de rescaldo. O trabalho conjunto foi decisivo para proteger comunidades vizinhas e conter o avanço das chamas. Uma chuva leve registrada na região também contribuiu para a redução do risco de propagação”, informou os bombeiros.
Os brigadistas permanecem no local e realizam o monitoramento para evitar reignição das chamas. Um drone também será utilizado na ação de monitoramento, nesta quarta-feira (24). A extensão da área queimada ainda será calculada.
📽O vídeo abaixo mostra a atuação da força-tarefa.
Força-tarefa combate incêndio no entorno do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.