Professor universitário Alexandre Saul morreu em uma academia de Santos, SP
Divulgação/UNISANTOS e Redes sociais
O professor universitário Alexandre Saul Pinto, de 47 anos, morreu após ter um mal súbito em uma academia em Santos, no litoral de São Paulo. Funcionários da unidade e o personal trainer do professor auxiliaram no resgate, mas não conseguiram reanimá-lo.
O homem passou mal, na manhã de terça-feira (23) na academia Bioritmo, localizada dentro do prédio comercial Praiamar Corporate, localizado na Alameda Armênio Mendes, no bairro Aparecida. O g1 apurou que a vítima era cardiopata e seguia instruções médicas para prática de exercícios.
A morte do homem foi atestada ainda no local. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso foi registrado como morte natural no 3° DP de Santos.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Quem era o professor?
A Universidade Católica de Santos (Unisantos), por meio de nota, lamentou a morte do docente, que fazia parte do quadro de funcionários desde 2016. Ele era o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e da Cátedra Paulo Freire.
“Pesquisador, o professor doutor Alexandre Saul também era docente do curso de Pedagogia. Tinha experiência na área da Educação, com foco no Pensamento de Paulo Freire, Currículo, Formação de Professores, Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos”, diz trecho do comunicado.
Ele era casado com a professora doutora Fernanda Corrêa Quatorze Voltas Saul Pinto, também docente da Unisantos. O profissional deixa 28 artigos publicados em periódicos, 18 capítulos de livros, 24 trabalhos completos publicados em anais de congressos
A Unisantos informou que ele também foi pesquisador e docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) e da PUC/SP, além de professor convidado no Hospital Sírio-Libanês.
Academia fechada
À esquerda, comunicado após morte de aluno dentro de academia em Santos. À direita, imagem ilustrativa de uma das unidades da rede.
Reprodução/Instagram e Divulgação/Bio Ritmo
Nas redes sociais, a academia Bioritmo informou que fechou a unidade na terça-feira “por motivos de força maior”. A empresa explicou que o funcionamento voltou ao normal nesta quarta-feira (24).
Por meio de nota, a instituição lamentou a perda de um dos alunos. “[A academia] se solidariza com familiares e amigos, colocando-se à disposição para qualquer suporte nesse momento de tanta dor”, destacou a empresa.
Associação
Professor universitário Alexandre Saul morreu em uma academia de Santos, SP
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) também se manifestou sobre a morte do professor, ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e membro ativo do GT Currículo (GT 12).
“Alexandre foi um colega solidário, generoso e dedicado, cuja presença marcou de forma significativa a comunidade acadêmica. Sua atuação firme e comprometida deixa um legado importante para o campo do currículo e muitas saudades entre todos/as que tiveram o privilégio de conviver com ele”
A ANPEd expressa, neste momento de dor, sua solidariedade à sua mãe, Ana Maria Saul, ex-vice-presidente da ABdC, fundadora e primeira coordenadora do GT Currículo da ANPEd, e estende seu abraço fraterno aos demais familiares e amigos/as.
Massagem cardíaca
Veja abaixo como realizar uma massagem cardíaca, que pode salvar uma vida:
Massagem cardíaca: aprenda a salvar uma vida
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos