Santista transforma rotina em animação e vence festival com projeto feito por IA; VÍDEO


Santista vence prêmio nacional de vídeo feito com IA para as redes sociais
O santista Tiago Monteiro, de 37 anos, venceu a categoria Redes Sociais do Rio Art Innovation Fair & Festival (RAIFF), evento que premia obras audiovisuais desenvolvidas com inteligência artificial. Ele criou uma série de animações inspiradas na própria rotina e imagem, transformando cenas do dia a dia em narrativa visual.
“Minha proposta foi focar na consistência e no estilo, criando um personagem inspirado em mim: minhas roupas, meus espaços de trabalho e lazer, meu cachorro”, contou o gráfico, motion designer e produtor multimídia da TV Tribuna sobre a decisão de transformar a própria rotina em narrativa visual.
A primeira edição do RAIFF foi realizada online, com cerimônia de premiação no Rio de Janeiro. O festival teve três categorias: Curta-metragem, Comercial e Redes Sociais – esta última vencida por Tiago. Nela, os vídeos precisavam ter entre 30 segundos e 2 minutos e ser publicados originalmente em redes sociais.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Tiago e o cachorro Bento deram vida aos personagens de IA
Arquivo pessoal
O concurso contou com 15 jurados especializados, que avaliaram os projetos com base em critérios como criatividade, domínio técnico e uso da IA generativa, que permite criar imagens, vídeos e textos a partir de comandos simples, chamados prompts.
Tiago disse não saber exatamente quais critérios foram adotados pelo júri, mas acredita que a originalidade tenha sido decisiva. “Acredito que a originalidade da ideia tenha pesado bastante. Afinal, não deve ter havido muitas inscrições que explorassem IA de forma tão pessoal, dando vida a dioramas isométricos (cenas em estilo de desenho 3D, como se fossem maquetes digitais) da própria rotina.”
Segundo ele, o projeto vencedor nasceu como um estudo pessoal, sem a intenção de concorrer a prêmios. O incentivo veio do chefe, Alan Murakami, que o convidou para integrar o comitê de IA da empresa. “Comecei a estudar IA generativa há cerca de um ano, quando meu gestor me convidou para integrar o comitê, trazendo um olhar mais criativo para o grupo.”
O projeto Tiny Isometric Animations of Tiago Monteiro’s Ordinary Life (em português: Pequenas Animações Isométricas da Vida Comum de Tiago Monteiro) foi desenvolvido no início do ano. “Desde o logotipo até personagens e cenários, tudo foi desenvolvido a partir de referências reais”, explicou.
Como ele desenvolveu o projeto
Tiago Monteiro venceu o festival de IA generativa com um vídeo sobre a própria rotina
Arquivo pessoal
Tiago criou uma série de animações curtas inspiradas em lugares que frequenta, atividades do dia a dia, hobbies e até seu cachorro. A proposta era investigar a integração entre IA, design e pós-produção, buscando controle máximo sobre estilo, aparência, iluminação e câmera.
“Hoje está muito mais fácil fazer esse tipo de coisa. Você tem ferramentas específicas em que consegue editar a foto a partir de prompt”, explicou. “Para esse material que fiz no começo do ano, ainda não havia essas ferramentas. Usei muito o Photoshop e o ChatGPT para colocar a roupa no personagem, ajustava e depois finalizava no Photoshop.”
Na construção dos cenários, Tiago combinou imagens reais com descrições geradas por IA. “Eu jogo a foto do cenário e peço para recriar no estilo que escolhi: um 3D meio ‘pixa’, mais simples, sem muito detalhe. Quando não consigo, procuro jogar em outra IA a foto do cenário e pedir uma descrição completa dele. Depois, jogo essa descrição no prompt para reforçar.”
Para Tiago, o reconhecimento veio como consequência de um processo de estudo e experimentação que começou sem pretensão de competir. “Meu objetivo era colocar meus trabalhos em IA diante de um júri especializado e, ao mesmo tempo, conhecer pessoas e projetos que se destacam no mercado”, afirmou.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *