Região do Barreiro agora tem dia e mês para comemorar aniversário em BH


Cristo Redentor no Barreiro, em Belo Horizonte
Raquel Freitas / g1
Foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quinta-feira (25) pelo prefeito de Belo Horizonte Álvaro Damião (União Brasil), a lei que institui o Dia Municipal e o Mês Municipal de Comemoração do Aniversário do Barreiro.
A iniciativa fixa a comemoração, anual, em 3 de agosto, data de quando a Fazenda do Barreiro foi formalmente demarcada. Neste ano, a terceira maior regional da capital mineira em população, fez 170 anos.
Entre as justificativas apontadas na apresentação do projeto de lei de autoria da vereadora Iza Lourença (PSOL) e dos vereadores Helton Junior (PSD), Professor Juliano Lopes (PODEMOS) e Wanderley Porto (PRD), a data servirá como reconhecimento e valorização do sentimento das pessoas que se orgulham do pertencimento ao seu território.
Ainda de acordo com os vereadores, com o acréscimo do dia e do mês nas comemorações, estimulará o turismo, a memória e a ocupação do espaço urbano da região pela população além de fomentar agendas culturais, gastronômicas, religiosas e de esporte e lazer, que destaquem a importância da região para o município.
A história do Barreiro
Atualmente, o Barreiro concentra cerca de 300 mil habitantes distribuídos em 54 bairros e 18 vilas. São mais de 70 mil domicílios espalhados por uma área de 53 km² que faz limite com Contagem, Ibirité, Brumadinho e Nova Lima, segundo dados da prefeitura de BH.
O desenvolvimento da região começou a partir de 1855, com o registro da Fazenda Barreiro, e segue em expansão. Apesar da intensa atividade urbana, o Barreiro preserva áreas verdes e nascentes.
O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, considerado o terceiro maior parque em área urbana do Brasil, abriga seis mananciais que abastecem parte da Grande BH.
Também nasce no Barreiro o Ribeirão Arrudas, formado pela junção de nove córregos das bacias do Jatobá, Barreiro e Bonsucesso, com 40 km de extensão.
Vídeos mais vistos do g1 Minas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *