Caso Amanda Wanessa: entenda a briga judicial entre os pais e o marido da cantora


Amanda Wanessa ficou 642 dias no hospital após grave acidente de carro; cantora comemorou a alta neste sábado (8)
Reprodução/Instagram/Amanda Wanessa
A transferência dos direitos de cuidar da saúde e dos bens da cantora gospel Amanda Wanessa do marido para a irmã da artista é o passo mais recente de um histórico de disputa judicial entre os dois lados da família. Wanessa está em estado vegetativo desde um acidente grave de carro em 2021.
Dobson Santos, casado com Amanda há mais de 10 anos já foi filmado agredindo o pai da cantora dentro de um hospital no Recife, em julho de 2025.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Desde 2023, Amanda Wanessa tem sido tratada em casa, depois de ter ficado meses numa clínica de reabilitação. Ela está em “coma vigil”, uma condição em que a pessoa abre os olhos e respira sem a ajuda de aparelhos, mas não consegue ter consciência do que acontece ao seu redor.
Em maio daquele ano, a família entrou com uma ação na Justiça, alegando que o marido da cantora impedia a visita dos parentes. Dobson disse que não proibia as visitas, mas não queria “ninguém morando” no apartamento do casal.
Em dezembro de 2023, uma decisão da Justiça obrigou o marido a garantir as visitas dos pais e da irmã de Amanda Wanessa pelo menos quatro dias por semana. No primeiro dia após a sentença, os familiares ficaram sete horas esperando no portão do condomínio onde a cantora mora, sem conseguir entrar na casa.
Em 31 de julho de 2025, a artista foi internada no Hospital Português, no bairro do Paissandu, no Recife, depois de ter tido problemas de saúde não divulgados. No mesmo dia, Dobson foi filmado dando um chute no sogro na enfermaria da unidade de saúde (veja vídeo abaixo).
Marido da cantora gospel Amanda Wanessa agride sogro em hospital
Quando as imagens vieram à tona, os pais e a irmã da cantora disseram que Dobson buscou impedir a permanência deles junto à artista. O pai da cantora registrou um boletim de ocorrência contra o genro na Delegacia do Idoso.
O marido negou ter reagido com violência e disse que o vídeo foi “manipulado” e “descontextualizado”.
Foi no âmbito do processo aberto em 2023, que a Justiça determinou a transferência da curatela de Amanda Wanessa do marido para a irmã dela, Danyele Mendes. Agora, a irmã é a responsável por cuidar da saúde e dos bens da artista.
Dobson ainda pode recorrer da medida. Desde o acidente, Amanda Wanessa mora com ele e a filha em um condomínio no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife. Em entrevista ao g1, a advogada Leilane Andrade, que representa os pais e a irmã da cantora, disse que a família pretende transferir Amanda para outro imóvel até a sexta-feira (26).
Relembre o acidente
VÍDEO: Carro de Amanda Wanessa ficou destruído após grave acidente na PE-60
Amanda Wanessa foi vítima de um grave acidente de trânsito no dia 4 de janeiro de 2021, envolvendo um carro e dois caminhões, na PE-60, no município de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco (veja vídeo acima);
Além da cantora, a filha dela, que na época tinha 6 anos, o pai de Amanda e uma amiga de Amanda estavam no carro;
O veículo ficou totalmente destruído. Após o acidente, ela ficou 642 dias internada no Hospital Português;
Em 9 de junho de 2021, a perícia afirmou que a cantora dirigia o carro a 130 quilômetros por hora no momento do acidente. O inquérito não apontou culpados pela colisão;
Em outubro de 2022, Amanda recebeu alta do hospital, mas com várias sequelas. Ela passou alguns meses numa clínica de reabilitação e, em 2023, foi liberada para seguir com o tratamento de casa;
Em julho de 2025, o marido dela disse que a artista se encontra em coma vigil, e que as sequelas do acidente são irreversíveis.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *