Onde ver filmes alternativos e debater cultura por um preço acessível em Fortaleza


Locais onde ver filmes e discutir cultura em Fortaleza
Os filmes brasileiros fazem cada vez mais sucesso nas telinhas nacionais e internacionais (lembre do sucesso de ‘Ainda estou aqui’), e isso reforça o papel essencial que os cinemas têm de receber produções nacionais para além dos projetos de grande orçamento (blockbusters).
Fora dos shoppings, essas produções encontram em cinemas como o do Dragão do Mar, em Fortaleza, um local de reconhecimento e debate cultural, geralmente acompanhado com preços acessíveis e horários alternativos.
O guia de lazer do g1 Ceará desta sexta-feira (26) mostra locais em Fortaleza onde você pode assistir a bons filmes e debater cultura. Vamos conferir?! 😉🍿
LEIA TAMBÉM:
Cinco locais para relaxar e contemplar Fortaleza em meio à agitação urbana
Praça do Ferreira terá área ampliada e novos quiosques; veja o que muda
1. Cinema do Dragão do Mar
Cinema do Dragão do Mar é espaço importante para a valorização da cultura em Fortaleza.
Secult-CE/Reprodução
O Cinema do Dragão integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural localizado em Fortaleza inaugurado em abril de 1999. É o cine perfeito para acompanhar estreias brasileiras e obras alternativas internacionais que, com certeza, você não vai encontrar em outro local.
Antes de sentar para ver um filme, você ainda pode tomar um café na cafeteria do Dragão (já que não é permitido se alimentar dentro do cinema). O espaço cultural também é conhecido por receber grandes diretores/cineastas e eventos voltados para o tema, como relançamento de clássicos.
Na próxima semana, por exemplo, o cine do Dragão recebe uma programação especial que celebra grandes clássicos e a força do cinema contemporâneo. Confira:
Na sala 1, entra em cartaz a versão em 4K de “Paris, Texas” (1984), marco da carreira de Wim Wenders, em comemoração aos 80 anos do diretor;
Até 1º de outubro, o público também poderá conferir a retrospectiva do Studio Ghibli no Brasil, realizada em parceria com a Sato Company, apresentando 14 títulos que marcaram gerações;
Em diálogo com essa programação, o projeto Nas Trilhas do Dragão encerra no dia 30 de setembro sua série de concertos com a Camerata de Cordas da UFC, dedicada a interpretar trilhas sonoras de filmes exibidos no festival.
2. Cineteatro São Luiz
Cineteatro São Luiz fica no Centro de Fortaleza e é respiro cultural em meio à correria.
Natinho Rodrigues/SVM
O São Luiz é considerado o ‘único remanescente da era de ouro dos cinemas de rua no Ceará’. Localizado na Praça do Ferreira (Bairro Centro), o ‘coração’ de Fortaleza, o prédio é uma obra do cearense Luiz Severiano Ribeiro inaugurado em março de 1958.
“Sucesso absoluto desde seu momento inaugural, o Cinema São Luiz foi, durante os anos que se seguiram a sua inauguração, a estrela maior da sétima arte no Ceará e espaço simbólico e efetivo de contato com a arte para gerações de cearenses”, informa o site do cineteatro.
O São Luiz foi tombado como patrimônio histórico e cultural estadual em 1991 e atualmente recebe eventos com música, teatro, dança, circo, humor e, claro, cinema.
Nesta sexta-feira (26), o Cineteatro São Luiz vai receber a cerimônia de premiação do 35° Cine Ceará. Na ocasião também vai ocorrer uma exibição especial ‘Morte e Vida Madalena’, de Guto Parente.
3. Cidade da Criança
Prefeitura de Fortaleza apresenta nova Cidade da Criança
Divulgação
Reinaugurada em agosto deste ano, a nova Cidade da Criança, no Centro de Fortaleza, renasceu com novidades para o público, e o ‘Domingo no Cinema’ é uma delas!
Realizado no espaço Cine+, a ação oferece – aos domingos – três sessões de filmes para toda a família, às 8h30min, 9h30 min e 10h30min, com capacidade para até 40 pessoas por sessão.
Após a reforma, a cidade conta agora com oito circuitos interativos e oito casas temáticas, que oferecem atividades educativas, artísticas e lúdicas. O parque ainda conta com visitas escolares, contação de histórias, piqueniques e o cinema. Veja os detalhes:
➡️ Quando funciona?
A população pode acessar o parque de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h e das 17h às 19h.
Nos mesmos dias, das 8h às 11h e das 14h às 17h, o equipamento recebe visitas escolares, de instituições públicas e particulares.
Já aos sábados, domingos e feriados, a Cidade da Criança está aberta das 7h às 19h.
Aos domingos pela manhã, ocorrem as programações especiais, com atividades lúdicas e musicais.
➡️ Quais são as atividades?
Trilha Ecológica: Conduzida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), promove uma exploração educativa do bosque, com aprendizado sobre espécies de árvores e curiosidades do meio ambiente.
Artes Circenses: Palhaços e malabaristas animam o público com apresentações lúdicas e interativas.
Acordes do Amanhã: Em parceria com escolas de música da capital, grupos infantis se apresentam no Coreto do parque.
Domingo no Cinema: Realizado no espaço Cine+, em parceria com a Enel, oferece três sessões de filmes para toda a família, às 8h30min, 9h30 min e 10h30min, com capacidade para até 40 pessoas por sessão.
Conte uma História: Promovido pela Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), traz contação de histórias em um ambiente acolhedor, repleto de almofadas para as crianças.
Exposição Cultural: Espaço expositivo da Secretaria da Cultura (Secultfor), aberto aos visitantes para promover arte, cultura e descobertas.
Cuidado Animal: Atividade da Secretaria de Proteção Animal (SMPA), com orientações sobre alimentação, higiene, bem-estar e segurança dos animais de estimação.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *