Cachorro invade escola e morde duas alunas em SC


Bombeiros atendem alunas mordidas por cão em escola de Criciúma, SC
Um cachorro invadiu uma escola e mordeu duas alunas em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. As estudantes, que são adolescentes, foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), acompanhadas de familiares. O tutor do cão não foi encontrado, informou a Polícia Militar.
A Escola Municipal de Educação Básica Casemiro Stachurski se manifestou por nota e disse que as alunas não tiveram ferimentos graves (leia mais abaixo).
A Prefeitura de Criciúma disse em nota que “medidas adicionais estão sendo adotadas para reforçar a proteção nas unidades escolares” (veja nota completa abaixo).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A PM foi chamada por volta das 8h. A escola fica no bairro Linha Batista. O caso ocorreu quando as crianças chegavam para as aulas. Não foram divulgadas informações sobre a raça ou porte do cão.
De acordo com a diretora da escola, o animal se aproximou do portão quando viu uma criança brincando no pátio. O cachorro entrou na escola e correu em direção à criança, que fugiu para a secretaria.
A diretora relatou que tentou afastar o cão com chutes e conseguiu tirá-lo da sala. No entanto, o animal escapou novamente e correu em direção ao pátio.
O cão conseguiu entrar dentro de uma sala e uma aluna foi mordida na perna. A diretora interveio e ele soltou a estudante. Em seguida, o cachorro voltou ao pátio e mordeu outra garota, desta vez no braço.
Com a ajuda de um pai que estava no local, o animal foi retirado da escola e contido por um morador nas proximidades, que o amarrou em uma grade até a chegada do serviço de Bem-Estar Animal. De acordo com a PM, o órgão conduziu o cachorro para os devidos cuidados.
As duas alunas feridas foram atendidas e encaminhadas para avaliação médica. A Polícia Militar realizou um boletim de ocorrência no local por omissão de cautela na guarda ou condução de animais.
Estudo da UFSC expõe impactos de cães nas praias
VÍDEO: passageiro abandona cachorro em aeroporto de Florianópolis
Bombeiros atendem estudante mordida por cão em escola de Criciúma, SC
Linha Verdade/Divulgação
Como se proteger de mordidas de cães
O capitão Felipe Daniel da Silva, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, divulgou informações sobre como se proteger de mordidas de cães.
🐶Peça sempre permissão
Antes de chegar perto de um cachorro de outro tutor, pergunte se você pode fazer carinho.
🤫Não corra e não grite
Se encontrar um cachorro solto, não saia correndo nem gritando, pois isso pode deixá-lo agitado.
🫸Fique calmo e parado
Se um cachorro chegar até você sem tutor por perto, fique imóvel, com os braços junto ao corpo, e olhe para o chão. Assim ele percebe que você não é uma ameaça.
🐕Evite incomodar o cachorro
Não puxe o rabo, as orelhas ou tente montar nele. Não atrapalhe o cachorro quando ele estiver comendo, dormindo ou cuidando de filhotes.
🎒Proteja-se em caso de risco
Se um cachorro avançar, use uma mochila, casaco ou outro objeto entre você e ele.
🤐Se cair no chão
Fique encolhido, de barriga para baixo, cobrindo a cabeça e o rosto com os braços. Fique quieto até o cachorro se afastar.
O que diz a escola
Confira a nota da Escola Municipal de Educação Básica Casemiro Stachurski:
Comunicado Oficial
Agradecemos a preocupação demonstrada por toda a comunidade escolar. Informamos que os responsáveis já foram devidamente comunicados e que, felizmente, as crianças envolvidas não sofreram nada grave.
Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas pela Prefeitura em relação à situação dos cães de rua, uma questão que tem sido acompanhada de perto pela escola e pela comunidade de forma constante e responsável.
Pedimos, por gentileza, que ajudem a tranquilizar os demais nos grupos de mensagens, evitando a disseminação de informações não oficiais.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os alunos.
Agradecemos a compreensão.
O que diz a prefeitura
Confira a nota completa da Prefeitura de Criciúma:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Governo de Criciúma informa que, quanto ao ocorrido na Escola Casemiro Stachurski na manhã desta sexta-feira (26), a direção da unidade agiu de imediato, acionando a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Vigilância em Saúde, que prestaram atendimento no local.
As crianças foram encaminhadas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), acompanhadas de seus familiares, recebendo toda a assistência necessária.
Equipes da Prefeitura realizaram o recolhimento do animal e seguem em contato com as autoridades competentes para apurar as circunstâncias do ocorrido.
O Governo de Criciúma reafirma seu compromisso com a segurança dos estudantes e destaca que medidas adicionais estão sendo adotadas para reforçar a proteção nas unidades escolares.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *