Espetáculos celebram legado de Gal Costa, que completaria 80 anos nesta sexta (26)
Salvador está celebrando a trajetória de uma baiana que conquistou o Brasil e o mundo com uma voz cristalina. Gal Costa completaria 80 anos nesta sexta-feira (26).
Em uma sala, todo mundo quer ter o privilégio de representar uma geração que revolucionou a música brasileira: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa. São candidatos nas audições para a escolha do elenco de “Gal, o Musical”.
“É uma responsabilidade, mas também o compromisso de levar o nome da Bahia para todo canto que houver a oportunidade. A nossa terra, ela é viva, ela é pulsante, ela é cultural, ela é forte”, diz a cantora e candidata Andrezza Santos.
É a terra de Gal, que nos deixou em novembro de 2022. Por isso, Salvador foi escolhida para inaugurar os testes para o musical. Exatamente na semana em que a cantora faria 80 anos.
“Estar aqui nessa data comemorativa, os 80 anos de Gal, foi intencional. Eu planejei já desde o ano passado que a gente estaria aqui nesse momento para celebrar junto com ela, trazer essa energia da Gal”, conta a diretora e dramaturga Marilia Toledo.
E é essa mesma energia que vai estar presente em um espetáculo especial na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, onde Gal Costa se apresentou diversas vezes. Mas, na noite desta sexta-feira (26), um time de onze artistas, acompanhados da Orquestra Sinfônica da Bahia, vai revisitar a obra de Gal em um concerto que promete emocionar. Sob a regência do maestro Carlos Prazeres e direção artística de Manno Góes, o espetáculo vai reunir nomes como Simoninha, Emanuelle Araújo e a atriz Sophie Charlotte, que interpretou a cantora no filme “Meu Nome é Gal”.
“Eu estava gravando até meia-noite e peguei o voo de manhã já emocionada, pensando nessa data. E está tão bonito, gente. Estou muito feliz, muito honrada de poder participar dessa homenagem, dessa celebração, da arte de Gal”, conta a atriz Sophie Charlotte.
No último ensaio, nesta sexta-feira (26) de manhã, uma prévia do grande concerto.
“Os artistas aqui nos ensaios choraram, se emocionaram, pareciam de fato incorporados com a presença de Gal Costa. Eu acho que hoje vai ser uma homenagem que vai ficar para a história”, diz o maestro Carlos Prazeres.
O espetáculo, na noite desta sexta-feira (26), lotou a Concha Acústica, que pôde reviver o legado da baiana que eternizou sua voz para o mundo.
Salvador celebra legado de Gal Costa, uma baiana que conquistou o Brasil e o mundo com uma voz cristalina
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Obra de Gal Costa inspira jovens e mantém legado da artista como uma das principais intérpretes da música brasileira
Mauro Ferreira: nos 80 anos de Gal Costa, eis 80 belas gravações que atestam a imortalidade da voz cristalina dessa grande cantora
Mauro Ferreira: bastidores da vida discreta de Gal Costa são descortinados em duas biografias