Dia D de vacinação contra raiva animal acontece neste sábado (27), na Paraíba


Campanha de Vacinação Antirrábica animal
Semcom
O dia D de vacinação contra a raiva animal acontece neste sábado (27), na Paraíba. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a vacina será ofertada em mais de 600 postos de vacinação espalhados nos 223 municípios, das 8h às 17h.
Nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, além da vacinação, também serão ofertados serviços de castração, cadastro para castração e Teste Rápido para Leishmaniose – doença parasitária que causa lesões na pele e mucosa e também podem afetar os órgãos do animais.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça
Em João Pessoa, serão quase 140 postos de vacinação contra raiva, com as equipes começando a partir das 8h. Para conferir quais os locais, basta acessar o link de pontos de vacina disponíveis.
Na capital, esses serviços serão ofertados no bairro do Rangel, na Praça da Amizade, na Avenida Dois de Fevereiro e, em Campina Grande, será no bairro do Cruzeiro, na Praça da Avenida Av. Juscelino Kubitschek, das 8h às 17h.
Quem não puder vacinar seu cão ou gato neste ‘Dia D’, deve ir até o Centro de Zoonoses e imunizar seu pet. A vacina é ofertada durante o ano todo. O Centro de Zoonoses está localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão, nº 100, Bancários, com atendimento nos dias úteis de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
De acordo com o chefe da Área Técnica do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Assis Azevedo, a meta é imunizar 820.532 animais, sendo 602.378 cães e 218.154 gatos. “Para atingirmos essa meta, serão mobilizados, aproximadamente, 1.600 profissionais de saúde em todo estado”, informou.
Casos de raiva canina e humana na Paraíba
O último caso de raiva canina ocorrido na Paraíba foi no ano de 2021. Já os casos de raiva humana transmitida por cães não são registrados no estado há 26 anos. Os últimos casos da doença na Paraíba em humanos ocorreram em 1999, cujo animal agressor foi o cão, nos municípios de Queimadas e João Pessoa.
Em relação aos casos de raiva humana ocorridos na Paraíba com variante de outras espécies animais foram em 2015, no município de Jacaraú, onde o animal envolvido no acidente foi um felino, porém o vírus identificado foi o da Variante 3, originado dos morcegos hematófagos e o outro foi no ano de 2020, no município de Riacho dos Cavalos, tendo como animal agressor uma raposa, da variante oriunda dos canídeos silvestres.
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *