Homem morre e corpo fica sete horas em casa porque IML estava fechado em Pouso Alegre
Um homem de 28 anos morreu na noite de sexta-feira (26) em casa, no bairro Bela Vista, em Pouso Alegre (MG), após sofrer uma convulsão. O corpo de Lucas Lamera, no entanto, permaneceu cerca de sete horas dentro da residência porque o Instituto Médico Legal (IML) estava fechado durante a madrugada. O caso gerou indignação de familiares e amigos.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
O irmão da vítima, Rayan Gomes Flores, contou que chamou o Samu assim que percebeu que o Lucas passava mal.
“Quando cheguei em casa vi que meu irmão estava passando mal. Liguei para o Samu, mas eles só apareceram quase uma hora depois. Foi essa hora que custou a vida dele”, disse.
Homem morre e corpo fica sete horas em casa porque IML estava fechado em Pouso Alegre, MG
EPTV/Reprodução
Segundo testemunhas, os bombeiros chegaram cerca de meia hora depois de o jovem parar de apresentar sinais vitais. A médica do Samu constatou o óbito, mas informou que, por se tratar de uma morte súbita em um paciente jovem, seria necessária investigação pelo IML. O problema, porém, é que o instituto estava fechado.
O corpo chegou a ser colocado na ambulância dos bombeiros, mas precisou ser devolvido para a casa da vítima até que a Polícia Civil conseguisse abrir o prédio, o que aconteceu por volta das 6h. “É um descaso. Ele deixou um filho de quatro anos, que fez aniversário semana passada e estava tão feliz. Agora vai crescer sem o pai”, desabafou Rayan.
Somente às 11h da manhã deste sábado (27) a perícia foi concluída, mas o laudo foi inconclusivo. A família, que é do estado do Pará, solicitou autorização judicial para transporte aéreo do corpo, mas o pedido foi negado. O corpo deve sair ainda neste sábado de Pouso Alegre, em uma viagem que pode durar até 72 horas.
Em nota, o consórcio intermunicipal de saúde na macrorregião do Sul de Minas, responsável pelo Samu, informou que o tempo entre a chamada e a chegada da equipe foi de 25 minutos. Disse ainda que foram feitas seis tentativas de reanimação cardiopulmonar.
Sobre o fato de o IML ter fechado neste momento, a Polícia Civil informou em nota que o Instituto trabalha em regime de plantão. Os exames de necrópsia são realizados durante o dia e as demandas da madrugada passam para a delegacia de plantão para redigir a guia de necrópsia.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Sul de Minas
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas