Peça teatral aborda relações familiares entre mulheres indígenas.
Divulgação
A 19ª edição do Festival de Teatro da Amazônia começa neste domingo (28), às 19h, com o espetáculo “Azira’i – Um musical de memórias”, no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos.
O festival vai até 12 de outubro. A programação inclui as mostras Jurupari, Ednelza Sahdo e Chico Cardoso, em espaços do centro histórico de Manaus. Também haverá Concurso de Dramaturgia, publicação de cinco obras de autores amazonenses e duas oficinas especiais.
“Azira’i – Um musical de memórias” é um espetáculo autobiográfico que narra a relação entre Zahy Tentehar e sua mãe, Azira’i. Ela foi a primeira mulher Pajé da reserva de Cana Brava, no Maranhão, e alcançou o título de Pajé Supremo entre os povos Tentehar — reservado a pessoas com profundo conhecimento espiritual e medicinal.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O enredo se passa em um interior nordestino marcado pelo patriarcado. A história mostra os conflitos entre mãe e filha em meio à tensão entre a preservação da cultura ancestral e os impactos de um mundo cada vez mais globalizado.
Zahy foi escolhida por Azira’i para herdar os dons da pajelança e a comunicação com os Maíras. Mas também é nela que a mãe projeta as dores de viver em um ambiente colonial e opressor.
Dirigido por Denise Stutz e Duda Rios, e produzido pela Sarau Cultura Brasileira, o espetáculo venceu o principal prêmio brasileiro de teatro nas categorias de melhor iluminação e melhor atriz. Zahy Tentehar se tornou a primeira artista indígena a conquistar esse reconhecimento.
Expoagro 2025 começa neste domingo em Manaus com feira, shows e negócios rurais
Teatro Amazonas é avaliado pela UNESCO para se tornar Patrimônio Mundial Cultural