Polícia encontrou carga de cocaína abandonada perto de rio em Natal
Um vídeo gravado pela polícia do Rio Grande do Norte mostra o momento em que agentes encontraram cerca de 600 kg de cocaína que tinham sido abandonados por criminosos perto das margens do Rio Potengi, em Natal.
A suspeita é de que a droga tenha sido deixada no local entre a noite de domingo (28) e madrugada desta segunda-feira (29), enquanto uma operação prendia três suspeitos e apreendia outros 600 kg de cocaína na região.
📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp
“Por volta das 7 horas da manhã, com apoio da Receita Federal, identificamos o ponto em que essa carga estava despejada, onde foi largada, provavelmente em razão do medo desses traficantes. Com apoio da Polícia Ambiental, também, nós efetuamos a apreensão de mais 600 kg, totalizando 1,2 tonelada de cocaína pura”, disse o delegado Lucas Andrade, da Delegacia de Narcóticos (Denarc).
Segundo o delegado, as investigações tiveram início em junho e tinham como alvo uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas. Ainda de acordo com ele, a polícia já estava à espera de uma entrega de drogas nas proximidades do porto de Natal.
“Monitoramos esse grupo e sabíamos que essa entrega ia ser realizada, só não sabíamos quando. Nos últimos dias, confirmamos que seria neste domingo à noite”, relatou o delegado.
Cerca de 600 kg de droga foram localizados no início da manhã desta segunda (29) na Redinha
PCRN/Divulgação
A operação
De acordo com os investigadores, os criminosos também tinham batedores organizados para proteger a carga, devido ao valor do entorpecente, avaliado em cerca de R$ 150 milhões pela Receita Federal.
O primeiro preso foi um policial militar, que fazia a segurança da carga. Com ele, os agentes encontraram uma arma de fogo e munições de calibre restrito.
Na sequência, outros integrantes que transportavam a droga em uma Fiorino foram abordados. Segundo a polícia, houve confronto, mas eles foram contidos e cerca de 600 kg de cocaína foram apreendidos no automóvel.
As diligências prosseguiram e os outros 600 kg foram localizados pela manhã.
Polícia apreende 1,2 tonelada de cocaína em Natal
Defesas
O advogado Adriano Maldinni que atua na defesa dos dois presos que estava na Fiorino afirmou que eles não sabiam que estavam transportando drogas e que acreditavam se tratar de “muambas”.
“Eles estavam transportando mercadorias que eles acreditam ser muambas. Eles receberam uma quantia para transportar essa mercadoria para o porto porque são transportadores e trabalham com essa Fiorino quase todos os dias. Eles foram perseguidos pela polícia, pararam para averiguação e foram surpreendidos com a informação de que naquela carga havia cocaína”, disse.
O terceiro preso é um sargento da PM aposentado. Ele foi preso nas proximidades do Mercado da Redinha. A advogada de defesa dele informou que ele não tem relação com a droga.
“Ele estava em um local completamente diferente do local da apreensão das drogas. Foi um completo engano”, informou.
Polícia apreende 1,2 tonelada de cocaína em Natal
Sérgio Henrique Santos/Inter TV
Polícia apreende 1,2 tonelada de cocaína em Natal
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN