À direita, foto do modelo do brinquedo, na Praça da Infância, na Madalena. À esquerda, criança que sofreu o acidente internada.
Foto (dir.): Hélia Scheppa/Divulgação. Foto (esq.): Reprodução/WhatsApp
Uma menina de 8 anos teve o dedo mínimo, popularmente conhecido como dedo “mindinho”, do pé direito amputado após sofrer um acidente em um brinquedo da Praça da Infância, na UR-01, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Responsável pelo espaço, a prefeitura lamentou o ocorrido e pediu aos pais das crianças para “evitar o uso indevido dos equipamentos”, pois “pode causar acidentes”.
De acordo com o pai da menina, Alberto Wagner, ela estava em um brinquedo com base giratória quando o dedo ficou preso em uma brecha e foi esmagado.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
“Teve uma feira de empreendedorismo da escola dela, onde a gente foi a família toda para lá. Quando acabou a feira de empreendedorismo, elas [a filha e mais duas colegas] foram brincar na pracinha que tem ao lado da escola. (…) Quando foram brincar nesse brinquedo, começaram a girar. O dedo dela enganchou, justamente numa brechinha que tem nesse brinquedo. Uma brechinha assim de um dedo, de dois dedos de distância do brinquedo, o dedinho do pé dela ficou enganchado”, contou o pai da criança.
O acidente aconteceu no domingo (28) e deixou a família desesperada ao ver o sangue no pé da criança, ainda de acordo com Wagner. A criança foi levada pelos parentes para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Lagoa Encantada, também no bairro do Ibura, de onde foi transferida para o Hospital Otávio de Freitas, em Tejipió, na Zona Oeste do Recife.
“Estava com muito sangue. O desespero foi grande quando a gente viu o dedo dela esmagado. (…) Chegando no [Hospital] Otávio de Freitas, o médico avaliou e disse que não ia mexer, só iria mexer no dia da cirurgia, que foi ontem (29), de 1h da tarde, que foi onde ele constatou que teria que amputar o dedo do pé dela”, disse o pai da menina.
Apesar de a criança ainda se queixar de dor, ela deve receber alta nesta primeira semana de outubro, de acordo com Wagner.
“Ela [a filha] falou para eu não me preocupar, mas que estava traumatizada de brincar nesses brinquedos de praça. Ela ficou com medo, né? Está traumatizada ainda. (…) A minha filha ainda está reclamando de dor porque o dedinho ainda está sangrando. Ela [a mãe] vai procurar saber de fisioterapia e medicações para aliviar as dores em casa”, afirmou o pai.
Em nota enviada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), a direção do Hospital Otávio de Freitas informou que, após a alta hospitalar, a menina “dará continuidade ao tratamento em acompanhamento ambulatorial com médico ortopedista”. Após o acidente, a família cobra por justiça.
“A única coisa que eu quero é justiça pelo que aconteceu. A minha filha saiu para brincar e, infelizmente, perdeu um membro do corpo”, disse o pai.
O que diz a prefeitura do Recife
Em nota, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), responsável pela construção da Praça da Infância, afirmou que “uma equipe do órgão foi enviada para averiguar se há necessidade de execução de serviços”.
A Emlurb também disse que possui equipes permanentes de manutenção e que o brinquedo em questão é destinado às crianças neurodivergentes.
“A autarquia possui equipes permanentes de manutenção que realizam vistorias e reparos, e lembra que o brinquedo possui sinalização informando que é inclusivo, destinado a crianças neurodivergentes e/ ou com deficiência, e o uso indevido pode causar acidentes. A Emlurb pede a colaboração dos pais e responsáveis para evitar o uso indevido dos equipamentos”, disse a prefeitura, na nota.
O g1 perguntou se há a sinalização da exclusividade do brinquedo para crianças neurodivergentes e se a prefeitura do Recife entrou em contato com a família da menina que teve o dedo amputado para oferecer algum tipo de apoio ou assistência, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
▶️ Veja, no vídeo abaixo, o caso de uma menina que sofreu fratura após o cabo de aço de uma tirolesa partir e ela cair no chão, no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife:
Criança fratura coluna após cair de brinquedo no Parque da Jaqueira
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias