Primeiro Circuito da Diversidade 2025 terá programação e shows gratuitos no AC
Celebrando a cultura e discutindo o envelhecimento LGBTQIA+, o 1º Circuito Acreano da Diversidade começa nesta terça-feira (30), às 19h, no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco. O evento se estende até dezembro deste ano, com a 19ª Parada do Orgulho LGBT+, que está prevista para 7 de dezembro, no Calçadão da Gameleira.
A programação tem como objetivo dar visibilidade à comunidade, promover inclusão e diversidade, além de fortalecer o diálogo cultural e social no Acre durante esse período.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O tema desta edição, é “Envelhecer LGBT: cultura, memória e futuro”, que reflete sobre a atenção à população idosa LGBTQIA+.
A abertura terá apresentações artísticas, palestras com especialistas em envelhecimento LGBT e reconhecimento de personalidades que contribuem para a cidadania dessa população.
As inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser feitas através do link disponível na rede social da Associação de Homossexuais do Acre (Ahac). O evento é destinado a maiores de 18 anos.
LEIA MAIS:
Cartilha de acolhimento à população LGBT+ é criada para orientar professores e gestores de escolas do Acre
‘É nosso direito poder estudar’, diz primeira travesti formada em psicologia em universidade no Acre
No AC, observatório é criado para tratar dados da população LGBTQIA+ e orientar políticas públicas
Segundo o Secretário da Associação dos Homossexuais do Acre (Ahac), Germano Marino, mesmo com o avanço das gerações, a comunidade LGBT+ merece envelhecer com respeito e ser cuidada.
“A nossa preocupação é como que nós, agora, atravessando gerações, vamos cuidar da população idosa LGBT. Nós temos hoje, com tantos avanços em direitos, o direito também de envelhecer”’, explicou.
Germano destacou ainda a importância de políticas públicas e ações da sociedade civil. “E como essas políticas públicas, e como nós da sociedade civil, podemos alcançar essa população sem que ela precise, novamente, entrar para dentro do armário devido ao envelhecimento?”, provocou.
Circuito da Diversidade 2025 terá programação e shows gratuitos no AC
Cedida
Programação
A programação desta terça (30) terá apresentações de drag queens de renome nacional, como Samara Rios e Karoline Absinto, além da artista local Bia Brasil, que integra a programação de abertura.
Além disso, a organização do evento recomenda chegar com antecedência devido à capacidade limitada do local.
Já no mês de outubro, haverá a Conferência Estadual dos Direitos Humanos, a Conferência Nacional das Pessoas LGBTQIA+ e um letramento para comunicadores, com a participação da especialista em direito anti-discriminatório Luanda Pires, de São Paulo.
O circuito inclui ainda no mês de novembro, modalidades esportivas como vôlei e futsal, com participação da comunidade e pessoas idosas LGBT.
VÍDEOS: g1