Polícia investiga possível intoxicação por metanol em bebida consumida em Itu


Quais são os sintomas da intoxicação causada por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas
Um dos casos suspeitos de intoxicação por bebida alcoólica adulterada com metanol ocorreu em Itu (SP), informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) ao g1 nesta terça-feira (30).
Durante coletiva de imprensa, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou que cinco pessoas morreram por intoxicação, enquanto outras quatro mortes estão sendo investigadas. Ao todo, há 17 casos suspeitos relacionados à possível contaminação por metanol.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
LEIA TAMBÉM:
Gin, uísque e vodka: veja em quais bebidas metanol foi detectado, segundo investigações
Morre torcedor de 10 anos com tumor raro que realizou sonho de entrar em campo com jogadores do São Paulo
Transporte de órgãos: cada segundo conta na corrida pela vida antes do transplante
“Quatro pessoas da cidade de São Paulo e uma pessoa que faleceu em São Bernando do Campo, mas que provavelmente consumiu a bebida na cidade de São Paulo”, detalhou.
A Divisão de Investigações sobre Infrações contra a Saúde Pública, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), investiga quatro casos registrados na capital, nas áreas dos 16º, 48º e 78º Distritos Policiais, além da região da Mooca.
Outros três casos estão sendo apurados fora da capital, incluindo um na Região Metropolitana, em que a vítima teria consumido a bebida em Itu, além de ocorrências em São Bernardo do Campo e Itapecerica da Serra, segundo a SSP.
Ainda segundo a SSP, equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam duas pessoas por envolvimento na falsificação de bebidas alcoólicas durante uma operação realizada em Americana (SP) nesta terça-feira. Os suspeitos foram encontrados em uma chácara usada como laboratório clandestino para a produção das bebidas. No local, foram apreendidas mais de 17,7 mil unidades, embora nenhuma delas contivesse metanol, conforme análise preliminar.
“Isso tem mobilizado as nossas equipes. Todos os inquéritos estão sendo centralizados para que a gente possa ter uma condenação única na Polícia Civil. A gente vai fazer a interdição cautelar de todos os estabelecimentos onde houve o consumo dessas bebidas. A partir dessa interdição cautelar, vamos aprofundar as investigação”, anunciou Tarcísio em coletiva.
‘Batismo’ de bebidas
Falsificadores pegam as garrafas de marcas famosas de bebidas alcoólicas, como gin e vodca, e adulteram o conteúdo, acrescentando metanol. Em seguida, o produto é comercializado.
O metanol é uma substância altamente inflamável, tóxica e de difícil identificação. A ingestão, inalação ou até mesmo o contato prolongado com metanol pode causar náusea, tontura, convulsões, cegueira e até a morte.
Intoxicação por metanol: médico alerta para sintomas e necessidade de atendimento rápido
Jornal Nacional/ Reprodução
Sintomas
Os sintomas de alerta costumam aparecer entre 10 e 12 horas após a ingestão, mas podem surgir em até 48 horas após o consumo. Se o diagnóstico correto e o atendimento adequado não forem feitos rapidamente, a mortalidade pode ser superior a 50%.
Se o socorro for rápido, a mortalidade pode ser de menos de 10%, explica a médica intensivista, emergencista e presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Patrícia Mello.
Entre os sintomas iniciais da intoxicação por metanol, estão:
Dor de cabeça intensa;
Alterações de consciência;
Náusea;
Dor abdominal;
Vômito;
Vertigem;
Sintomas visuais como a visão borrada, fotofobia, escotoma (ponto cego ou mancha escura) e até a perda súbita da visão.
Se a ingestão for muito intensa e muito rápida, o indivíduo pode evoluir rapidamente para um coma. Se o paciente tiver histórico de ingestão de bebida ou de alguma fonte duvidosa de algum líquido, deve relatar, para que o médico suspeite da intoxicação.
Infográfico: o impacto do metanol no corpo humano
Arte/g1
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *