Número de mortos em terremoto de magnitude 6,9 nas Filipinas sobe para 69, dizem autoridades


Equipes de resgate diante de uma estrutura danificada após um terremoto de magnitude 6,9, em Daanbantayan, província de Cebu, Filipinas, 1º de outubro de 2025.
Município de Daanbantayan/Divulgação via REUTERS
O número de mortos em decorrência de um terremoto de magnitude 6,9 que atingiu o centro das Filipinas subiu para 69, informou um responsável da Defesa Civil nesta quarta-feira, enquanto o governo mobilizou agências para procurar sobreviventes e restabelecer o fornecimento de energia e água.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Na cidade de Bogo, no norte da província de Cebu — próxima ao epicentro do tremor raso que ocorreu no mar na terça-feira — o hospital ficou “sobrecarregado”, disse o oficial da Defesa Civil, Raffy Alejandro, a jornalistas.
O número de mortos, 69, foi baseado em dados do escritório de desastres da província de Cebu e ainda precisa ser validado, afirmou Jane Abapo, porta-voz do escritório regional da Defesa Civil. Outro funcionário disse que mais de 150 pessoas ficaram feridas.
O presidente Ferdinand Marcos Jr. garantiu aos sobreviventes uma assistência rápida, afirmando que ministros estavam em campo coordenando as operações de ajuda, e expressou suas condolências às famílias que perderam entes queridos.
Cebu, um dos destinos turísticos mais populares das Filipinas, é lar de 3,4 milhões de pessoas. Apesar dos danos, o Aeroporto Internacional de Mactan-Cebu — o segundo mais movimentado do país — permaneceu em operação.
Outra cidade fortemente atingida, San Remigio, foi colocada em estado de calamidade para facilitar os esforços de resposta e socorro. O vice-prefeito Alfie Reynes fez um apelo por comida e água para os desabrigados, além de maquinário pesado para auxiliar os trabalhos de busca e resgate.
“Está chovendo forte e não há eletricidade, então precisamos muito de ajuda, especialmente no norte, porque há escassez de água depois que as linhas de abastecimento foram danificadas pelo terremoto”, disse Reynes à rádio DZMM.
Na cidade vizinha de Pilar, o morador Archel Coraza contou que a maior parte de sua família dormia quando a casa começou a tremer violentamente.
“Eu os acordei e todos corremos para a rua”, disse à DZMM. Coraza, que vive perto da orla, afirmou ter visto a água do mar recuar após o tremor.
A mídia local divulgou vídeos de pessoas saindo às pressas de suas casas enquanto o chão tremia e prédios desabavam, incluindo uma igreja com mais de 100 anos.
Reynes disse que entre os mortos estavam pessoas que jogavam basquete em um ginásio esportivo em San Remigio, que desabou parcialmente devido ao terremoto.
Agências de monitoramento sísmico informaram que o tremor ocorreu a cerca de 10 km de profundidade e registraram múltiplos abalos secundários, o mais forte de magnitude 6. Não houve risco de tsunami após o terremoto.
As Filipinas estão localizadas no “Círculo de Fogo” do Pacífico, onde a atividade vulcânica e os terremotos são frequentes. O país teve dois grandes terremotos em janeiro, sem registro de mortes. Em 2023, um terremoto de magnitude 6,7 no mar deixou oito mortos.
LEIA MAIS:
Escola desaba na Indonésia e deixa 3 mortos e 80 feridos
Veja imagens da ponte mais alta do mundo, inaugurada na China
Veja imagens da ponte mais alta do mundo inaugurada neste fim de semana na China

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *