Formigas fazem ‘ponte viva’ em vídeo postado nas redes sociais
Um vídeo que circula nas redes sociais mostrou um comportamento impressionante de algumas formigas. O grupo forma um verdadeiro “cordão vivo” para alcançar um ninho de vespas. A situação chamou a atenção de milhares de usuários.
Segundo o entomólogo Igor Nascimento de Souza, trata-se da espécie Eciton burchellii, conhecida popularmente como “formiga-correição”. Um detalhe que ajuda na identificação é a presença das chamadas operárias maiores. Todas as formigas nesse caso são fêmeas, mas apresentam tamanhos diferentes e funções específicas dentro da colônia.
“No vídeo dá pra perceber as operárias maiores passando. Essa característica é um dos sinais para identificar a espécie”, explica Igor.
Cordão formado por formigas-correição foi usado durante ataque a vespeiro
Redes Sociais
Predação organizada
De acordo com o biólogo, o comportamento registrado está relacionado à predação de um vespeiro. A dúvida, no entanto, é como exatamente se forma a estrutura em cordão: se as formigas utilizaram um fio ou corda do ambiente como base ou se construíram a ponte apenas com o próprio corpo.
“Esse é o mistério. Pode ser que elas tenham seguido algum fio, mas também pode ser apenas pela ligação entre os corpos delas mesmas”, comenta.
Para conseguir formar essas estruturas vivas, as formigas contam com adaptações físicas surpreendentes. Elas possuem micropelos e ganchos microscópicos que funcionam como verdadeiros adesivos, permitindo que se conectem de forma firme umas às outras.
Exclusividade das correições
Esse tipo de comportamento que envolve a formação de pontes ou cordões vivos com o corpo é exclusivo das formigas-correição.
Formigas-correição (Eciton burchellii)
Mike Mora / iNaturalist
Outras espécies também apresentam estratégias coletivas, como as Solenopsis, que são capazes de formar “balsas” flutuantes para sobreviver em enchentes, mas o padrão exibido no vídeo é característico das correições.
“Acredito que toda espécie de correição tenha capacidade de formar essas estruturas. É algo instintivo, que acontece na hora, como resposta às necessidades da colônia”, conclui Igor.
O vídeo reforça a ideia de que, para as formigas, a cooperação é vital. A união de centenas de indivíduos resulta em construções vivas que permitem superar barreiras e explorar novos ambientes. Um exemplo notável de como a natureza encontra soluções criativas e eficientes para sobreviver.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente