O que se sabe sobre a onça resgatada após horas nadando no Rio Negro e diagnosticada com tiro na cabeça


Onça é resgatada após passar horas nadando no Rio Negro, em Manaus
Uma onça foi resgatada após passar horas nadando no Rio Negro, em Manaus, na quarta-feira (1º) e exames revelaram que o animal foi atingido por um disparo de espingarda na cabeça. O caso mobilizou equipes de resgate e gera preocupação entre autoridades ambientais. Assista ao vídeo acima.
O g1 reuniu os principais pontos para detalhar o que já se sabe e o que ainda precisa ser esclarecido sobre o caso, com base nas informações divulgadas pelas autoridades.
A seguir, veja o que já se sabe sobre o caso:
Onde a onça foi encontrada
Como foi o resgate
O que os exames revelaram
Estado de saúde
Quem atirou contra ela?
Destino do animal
Próximos passos
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do AM em tempo real e de graça
1️⃣Onde a onça foi encontrada
A onça foi avistada no dia 1º de outubro de 2025, no Rio Negro, por passageiros de uma embarcação que passava pelo local no momento em que ela tentava atravessar o rio. De acordo com testemunhas, o animal parecia desnorteado e sem forças, e teria seguido em direção à Praia da Ponta Negra, na Zona Oeste da capital.
Onça é resgatada após passar horas nadando no Rio Negro, em Manaus.
Divulgação
2️⃣Como foi o resgate
O resgate mobilizou a Secretaria Estadual de Proteção e Defesa Animal (Sepet), o Batalhão Ambiental, o Instituto Laiff e a ‘Equipe Pet’ da deputada estadual Joana Darc (União-AM). Uma força-tarefa foi montada para retirar o felino da água, através de uma bóia improvisada.
3️⃣O que os exames revelaram
Raio-x mostra mais de 30 marcas de tiros no rosto de onça resgatada após passar horas a deriva em rio no AM.
Reprodução
Após avaliação clínica, exames de raio-x mostraram que a onça havia sido atingida por um tiro de espingarda na cabeça. Os veterinários identificaram mais de 30 estilhaços de chumbo alojados no crânio e no pescoço do animal. Parte dos dentes também foi perdida devido ao impacto do disparo.
4️⃣Estado de saúde
De acordo com os especialistas, a onça está internada e apresenta quadro estável, mas demonstra sinais de estresse. Ela permanece sob observação intensiva e recebe cuidados veterinários constantes.
O animal é um macho. Pelo tamanho e peso, deve ter aproximadamente cinco anos de vida. Acredita-se que ela tenha entrado no rio para escapar do ataque e não se sabe em que área da floresta vivia.
Onça resgatada nadando no Rio Negro foi alvejada com mais de 30 chumbinhos
5️⃣Quem atirou contra ela?
Não há informações sobre quem teria atirado contra a onça e qual local ela foi ferida.
6️⃣Destino do animal
Ainda não foi definido para onde o animal será encaminhado após a recuperação. Entre as possibilidades, estão o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
7️⃣Próximos passos
As instituições envolvidas afirmam que a prioridade é garantir a recuperação da onça. Caso apresente condições adequadas, o objetivo é reintroduzir o animal à natureza.
Onça baleada é resgatada no Rio Negro
Equipe de veterinários cuida de onça encontrada baleada no Rio Negro, em Manaus.
Divulgação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *