Estátua de São Francisco em frente a igreja se torna impasse entre paróquia e MP às vésperas de festejo no PI


Estátua de São Francisco instalada há mais de 22 anos na frente da Igreja Matriz de Piripiri, cidade 160 km ao Norte de Teresina.
Reprodução/MPPI
A estátua de São Francisco, instalada há mais de 22 anos na frente da Igreja Matriz de Piripiri, no Norte do Piauí, se tornou um impasse entre a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e o Ministério Público, às vésperas do festejo da santa, que é padroeira da cidade, na próxima segunda-feira (6).
A imagem foi esculpida por Deoclécio Soares Diniz, o Mestre Bibi, reconhecido como Mestre da Cultura Popular Tradicional pelo Governo do Ceará, sob encomenda da própria Paróquia em celebração às comemorações dos 50 anos da presença franciscana na cidade.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Recentemente, a paróquia decidiu transferir a estátua para dar mais visibilidade à igreja durante as celebrações religiosas, preservar a imagem, e evitar “confusão” entre os turistas quanto à verdadeira padroeira da cidade.
“Fiz enquete para saber da população seu posicionamento a respeito da remoção para o convento, onde residimos e que teria sua razão de ser. A maioria foi a favor. Pouca gente fez esse alarido [grande barulho], levando o caso ao Ministério Público”, contou frei Antônio, pároco da paróquia.
O religioso se referiu à recomendação do Ministério Público do Piauí, publicada na última quarta-feira (1º), para que a paróquia mantenha a estátua onde está, devido à relevância da imagem para a cultura, história e identidade da população local.
O órgão considerou que as justificativas para a remoção não são suficientes, alegando já existir espaço para visibilidade plena das cerimônias, não haver risco à preservação e segurança do santo e que a população já tem tradição consolidada com a padroeira da cidade.
A remoção estava prevista para este sábado (4), data em que é celebrado o Dia de São Francisco, mas Frei Antônio disse ao g1 que resolveu deixar o assunto em espera por enquanto.
“Explicamos as motivações e colocamos a questão em ‘stand-by’. Vamos nos concentrar no Festejo dedicado à nossa padroeira”, declarou.
Devoção a São Francisco: fiéis se vestem de marrom para homenagear o santo
*Eduarda Barradas, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *