Centro de Lançamento de Alcântara fará lançamento do primeiro foguete comercial sul-coreano


Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão
REUTERS
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, deve lançar, entre 13 de outubro e 7 novembro, o primeiro foguete comercial no Brasil, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB).
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O foguete lançado será o HANBIT-Nano, desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace e projetado para lançamento de pequenos satélites. A empresa recebeu autorização, em maio deste ano, para o lançamento do veículo espacial.
A empresa já havia feito no Centro de Lançamento de Alcântara, em março de 2023, o lançamento de voo teste com o foguete sul-coreano HANBIT-TLV. Na época, a operação foi considerada bem-sucedida e o voo durou 4 minutos e 33 segundos (veja abaixo o lançamento do foguete).
VÍDEO: Foguete sul-coreano é lançado no Centro de Lançamento de Alcântara, no MA
Por que foguetes podem ser lançados em Alcântara?
O lançamento de foguetes em solo brasileiro, em especial, em Alcântara é possível devido a um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) feito pelo Governo Federal, em 2019.
Após a assinatura do documento, a Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou um edital para atrair o interesse de empresas privadas na utilização do Centro de Lançamento de Alcântara. Quatro empresas foram habilitadas, dentre elas, a sul-coreana Innospace.
O acordo contém cláusulas que protegem tanto a tecnologia usada pelos norte-americanos quanto pelos brasileiros. Pelo acordo, os Estados Unidos poderão lançar satélites e foguetes do local, mas o território de Alcântara continuará sendo espaço de jurisdição brasileira.
Vista área do Aeroporto de Alcântara, localizado na área do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)
Divulgação/Agência Espacial Brasileira
Sobre o HANBIT-Nano
O foguete HANBIT-Nano é um foguete orbital, de dois estágios, projetado para o lançamento de pequenos satélites.
De acordo com a empresa sul-coreana, o foguete possui 21,9 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e pode transportar cargas úteis de até 90 km para órbitas síncronas ao Sol (SSO), podendo chegar a 500 km de altitude.
O HANBIT-Nano possui dois estágios. São eles:
Primeiro estágio: motor híbrido, de 25 toneladas de empuxo, movido a parafina sólida e oxigênio líquido.
Segundo estágio: pode ser equipado com motor híbrido HyPER ou motor líquido LiMER, ambos com empuxo de cerca de três toneladas, que dá flexibilidade nas missões.
?utm_source=whatsapp&utm_medium=canais&utm_campaign=g1-maranhao

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *