Um data center é uma instalação projetada para concentrar servidores, sistemas de armazenamento, redes e outros componentes essenciais para processar e gerenciar os dados de uma empresa.
Além de servir para abrigar e manter em segurança as informações vitais da sua empresa, garantindo que as operações funcionem com eficiência, e para proteger dados sensíveis, o data center impacta diretamente na infraestrutura de TI, por isso, a escolha do tipo ideal desse serviço precisa ser bem-pensada.
Os data centers podem ser físicos, dedicados à própria empresa, ou hospedados em provedores externos, seja em colocation ou em nuvem.
Tipos de data center: entenda como cada um deles funciona
No modelo colocation, a empresa leva seus próprios servidores e os instala em um data center que oferece infraestrutura completa, ou seja, o cliente mantém total gestão sobre os seus equipamentos enquanto o provedor cuida do ambiente.
Esse tipo de data center é ideal para empresas que já possuem servidores próprios, mas não têm mais espaço ou recursos disponíveis para manter a expansão interna da infraestrutura. Também é muito utilizado como backup remoto, garantindo a continuidade dos serviços sem a necessidade de investir em uma nova estrutura.
No data center em nuvem, toda a infraestrutura é gerenciada pelo provedor. A empresa contratante paga apenas pelos recursos utilizados e pode aumentar ou reduzir a capacidade conforme o necessário, sem a necessidade de investir em equipamentos próprios.
É uma opção interessante para startups, empresas em expansão ou organizações com demandas variáveis, principalmente devido à escalabilidade rápida e manutenção terceirizada.
Já o servidor dedicado é um equipamento de uso exclusivo da empresa contratante, com recursos e espaço de armazenamento não compartilhados.
Por garantir alta performance para operações críticas, como hospedagem de sites com alto tráfego ou sistemas financeiros, o servidor dedicado pode ser a melhor escolha para lojas online, portais de notícias e bancos.
Qual o melhor tipo de data center?
Não existe uma resposta única para essa pergunta, já que a decisão depende das necessidades específicas de cada organização, mas algumas perguntas podem ajudar a orientar essa escolha:
Preciso de controle completo sobre os servidores?
Quero terceirizar a gestão da infraestrutura?
Já investi em equipamentos próprios?
Existem exigências legais que exijam a manutenção de dados em equipamentos ou locais específicos?
A tabela abaixo também traz um comparativo resumido que pode clarear a sua mente na hora de decidir sobre o modelo ideal de data center:
Qual o melhor tipo de data center?
Lembrando que não necessariamente a sua empresa precisará optar por um único tipo de data center. Inclusive, uma das maiores tendências é a estratégia híbrida, que combina colocation e cloud, por exemplo.
A Ligga tem a solução ideal de data center para a sua empresa
Tudo o que não pode parar no Paraná é conectado pela Ligga Telecom. Nossa solução de data center é o modelo colocation, garantindo que todos os equipamentos e sistemas da sua empresa estejam armazenados, protegidos e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Você monta os equipamentos em nossa central com liberdade total de configuração e tem acesso a diferenciais como:
Servidor virtual em nuvem para demandas elásticas
Servidor dedicado com capacidade para atender demandas de grande capacidade de processamento e memória
Backup virtual em nuvem com criptografia de dados e rotinas de armazenamento parametrizadas de acordo com as necessidades do seu negócio
Ambiente protegido 24/7 contra furtos e roubos
Climatização controlada, energia elétrica constante e sistema anti-incêndio
Vias duplicadas para evitar interrupções nos equipamentos de conectividade de dados
Mantenha a sua empresa sempre em movimento com as nossas soluções de conectividade.