Urna votação eleição
Thiago Gadelha/SVM
Mais de 60 mil eleitores vão às urnas neste domingo (5) em Três Rios (RJ). Os eleitores vão votar para prefeito.
Estão aptos a votar no pleito suplementar aqueles que já possuíam domicílio eleitoral na cidade em 7 de maio de 2025 e estejam em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Cinco chapas estão na disputa (veja abaixo). Os eleitos vão exercer o mandato até 31 de dezembro de 2028. O período para comparecer ao colégio eleitoral será de 8h às 17h, obedecendo o horário de Brasília.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Documentos
Para votar, basta apresentar um dos seguintes documentos: e-Título; carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, CNH ou a versão digital de documentos oficiais (RG e CNH).
Para o aplicativo e-Título exibir a foto, o eleitor deverá possuir biometria cadastrada na Justiça Eleitoral e realizar a verificação facial no referido aplicativo.
O uso de celulares na cabina de votação é proibido. Quem levar deverá deixá-lo com o mesário antes de se dirigir à cabine de votação. Máquinas fotográficas e filmadoras também são proibidas.
Consulte o local de votação
A orientação é que os eleitores consultem o site do TRE-RJ para verificar o local de votação antes comparecer às urnas, pois houve alteração de endereços em relação às eleições de 2024.
Eleitoras que votavam na Igreja Metodista, na Vara Federal Única e na Escola Particular Nossa Senhora de Fátima, no Centro, deverão se dirigir ao Colégio Elite, na Rua Barão de Entre Rios, 433. Já quem votava no Independência Clube e no Saaetri deverão comparecer ao Colégio Delta, na Rua Prefeito Joaquim José Ferreira, 46.
Aquelas que votavam no Entrerriense Futebol Clube deverão ir ao Jardim de Infância Carlos Ribas, na Rua Bernardo Bello, 40. Já quem votava no Senac deverá se dirigir ao Instituto Professor Joel Monnerat, na Avenida Ruy Barbosa, 182. Eleitoras que votavam na escola particular Nossa Senhora Aparecida, no Centro, deverão comparecer ao Posto de Saúde Central, localizado na Rua da Maçonaria, 320.
Eleitoras que votavam na Escola Estadual Municipalizada Eduardo Duvivier, no bairro Hermogênio Silva, passam a votar na UBS – Unidade Básica de Saúde Hermogênio Silva, na Tv. Ilda Teixeira Pinto, 44, no mesmo bairro.
O que acontece caso o eleitor não vote?
No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos. A Justiça Eleitoral prevê a suspensão de alguns direitos civis para quem não votar e não justificar a ausência nas eleições. Para não passar por esse tipo de situação, é possível justificar a ausência no dia e depois das eleições.
Quem não puder comparecer à votação por se encontrar fora do município na data do pleito poderá justificar a ausência, no mesmo dia e horário da votação, por meio do aplicativo e-Título. Não haverá mesas de justificativa no estado do Rio.
O eleitor poderá ainda apresentar justificativa até 4 de dezembro de 2025 por meio do e-Título, Sistema Justifica, disponível no site do TSE, e de requerimento formulado na zona eleitoral.
Candidatos confirmados
Anderson Bento de Medeiros (PRD)
O candidato, conhecido como professor Anderson Muriçoca, tem como vice Jozemar de Lima (PRD).
Anderson Bento de Medeiros
Divulgação/Rede Social
Beatriz Retto Bogossian (PSD)
Bia Bogossian disputa com o vice Juliano Maia (PSD).
Beatriz Retto Bogossian
Divulgação/Rede Social
Jonas Mascarenhas Macedo (Podemos)
Jonas Dico concorre pela coligação Três Rios Não Pode Parar (Podemos/MDB), que tem como vice Arsonval Macedo Liliu (MDB).
Jonas Mascarenhas Macedo
Divulgação/Rede Social
Jorge Luis de Almeida (DC)
O candidato disputa com o vice Luis Fernando Coelho (DC).
Jorge Luis de Almeida
Divulgação/Rede Social
Juarez de Souza Pereira (Solidariedade)
Juarez da Saúde concorre pela coligação Três Rios Merece Mais (Solidariedade/Novo), que tem como vice Jacqueson Martins Lima (Novo), o professor Jacqueson.
Juarez de Souza Pereira
Divulgação/Rede Social
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul