RS tem dois casos em investigação por intoxicação de metanol, diz Ministério da Saúde


Anvisa lança edital internacional para comprar antídoto contra metanol em bebidas adulteradas
O Rio Grande do Sul registra dois casos suspeitos de intoxicação por metanol, conforme informou o Ministério da Saúde neste sábado (4). As ocorrências foram registradas em Porto Alegre e Santa Maria.
A confirmação acontece em meio ao aumento de notificações em todo o país, que subiu para 195. As notificações incluem casos confirmados e suspeitos, além de mortes. São 14 casos confirmados e 181 em investigação. Do total de registros, 162 são em São Paulo (14 confirmados e 148 em investigação), incluindo duas mortes já confirmadas.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A reportagem da RBS TV entrou em contato com a Secretaria da Saúde do RS, que informou não ter recebido informação sobre os casos.
Comitê intersecretarial
O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta sexta-feira (3) a formação de um comitê intersecretarial para acompanhar de forma rigorosa possíveis ocorrências de bebidas alcoólicas contaminadas com metanol no estado. A medida é preventiva e, até a publicação desta reportagem, não há registros de intoxicação.
A iniciativa foi determinada pelo governador Eduardo Leite e envolve as secretarias estaduais da Saúde, Segurança Pública e Agricultura.
O grupo contará com a participação de órgãos como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a Polícia Civil, a Brigada Militar e o Instituto-Geral de Perícias (IGP).
“Queremos dar tranquilidade à população e, ao mesmo tempo, ao setor de bares e restaurantes, que é fundamental para a economia e para a vida social dos gaúchos”, afirmou o governador Eduardo Leite.
A Secretaria da Saúde informou que o Cevs deve divulgar, na próxima segunda-feira (6), uma nota técnica voltada à rede de atendimento, com foco especial nas unidades de pronto atendimento. O documento vai orientar profissionais sobre como proceder diante de possíveis sintomas de intoxicação por metanol.
“Nosso foco é prevenir, proteger e assistir a população. Estamos nos preparando não apenas para orientar, mas também para atender eventuais casos de pessoas com sintomas de intoxicação, caso venham a ocorrer,” destacou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Já na área da segurança, o secretário Sandro Caron solicitou atenção redobrada das forças policiais para identificar possíveis fraudes na comercialização de bebidas alcoólicas.
Imagem ilustrativa de bebida alcoólica
Getty Images
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *