Prefeitura do Rio multa 160 barraqueiros no primeiro mês da Operação Verão


Operação Verão completa um mês no Rio
Divulgação Seop/GM
A Prefeitura do Rio aplicou 160 multas a barraqueiros legalizados que apresentavam irregularidades durante o primeiro mês da Operação Verão, iniciada em 5 de setembro.
A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e pela Guarda Municipal, tem como foco o ordenamento urbano, o combate ao comércio irregular e o controle do trânsito em áreas de grande circulação, como praias e parques.
Ao todo, 980 barraqueiros regularizados foram fiscalizados nesse período. Só neste fim de semana, as equipes realizaram 190 fiscalizações e aplicaram 31 autuações. Os agentes também intensificaram o combate a ambulantes ilegais, especialmente os que vendem bebidas destiladas na areia e no calçadão. Nos últimos três dias, 401 garrafas foram apreendidas.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Além das bebidas, a Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) recolheu centenas de cadeiras, mesas, churrasqueiras, isopores e carrocinhas usados por ambulantes sem autorização. O trabalho tem o apoio de drones e 21 câmeras de longo alcance, instaladas pelo Centro de Operações e Resiliência.
Equipes da Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (CATI) abordaram 8.143 pessoas em situação de rua na orla da cidade, com 213 delas aceitando acolhimento. Houve ainda a apreensão de 601 objetos perfurocortantes, oito simulacros de arma de fogo e entorpecentes. Dezoito pessoas foram conduzidas para delegacias, três delas presas.
Operação Verão completa um mês no Rio
Divulgação Seop/GM
Desde o início da operação, a Guarda Municipal aplicou mais de 30 mil multas por infrações de trânsito. Também foram distribuídas 2.848 pulseiras de identificação para crianças nas praias e parques, o que ajudou a localizar responsáveis em mais de 20 casos de separação.
A Operação Verão é realizada nas orlas das zonas Sul e Sudoeste, na Ilha do Governador, Paquetá e em parques como Madureira, Deodoro, Realengo, Pavuna e Parque Olímpico. A ação envolve a Seop, CET-Rio, Secretaria Municipal de Transportes, Guarda Municipal e outras secretarias.
Operação Verão completa um mês no Rio
Divulgação Seop/GM

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *