Mesmo com sinalização clara e monitoramento 24h, dois homens foram flagrados despejando concreto em ponto de coleta do projeto Conexão Verde
Reprodução InterTv RJ
Imagens de câmeras de segurança registraram, nesta quarta-feira (8), dois homens despejando concreto em uma caçamba destinada exclusivamente ao descarte de vidro, no bairro Catobira, em Itaipava, distrito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O ponto de coleta faz parte do projeto Conexão Verde, que espalhou Pontos de Entrega Voluntária (Pevs) pela cidade.
O flagrante aconteceu pela segunda vez no mesmo local. No dia 3 de outubro, os mesmos homens já haviam sido registrados despejando entulho na caçamba.
Eles chegaram em um carro branco e jogaram o concreto diretamente no recipiente, que possui sinalização clara indicando que é exclusivo para vidro.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
A empresa responsável pelo monitoramento das caçambas, que funciona 24 horas por dia, identificou o descarte irregular e acionou as autoridades. Dias depois, os dois homens retornaram ao local e recolheram o material.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo César Magno, gestor da empresa que monitora os Pevs, atitudes como essas comprometem o sistema de reciclagem e prejudicam o trabalho das cooperativas.
“Quando uma caçamba de vidro é utilizada de forma incorreta, existe o risco de comprometer todo o material ali depositado, inviabilizando o trabalho das cooperativas e impactando diretamente a sustentabilidade do projeto”, afirmou.
No fim de setembro, um caso semelhante foi registrado no distrito de Pedro do Rio. Dois outros homens foram flagrados jogando um sofá inteiro em uma caçamba também destinada apenas ao vidro.