A Ocupação Barroca SLZ é um projeto de transformação artística e cultural das ruas do Centro Histórico de São Luís, com 5 anos de atividade.
Divulgação/Assessoria
As inscrições para a 6ª edição da Ocupação Barroca SLZ – Festival Multilinguagens de Arte Urbana e Cultura de Rua estão abertas até o dia 26 de outubro. O evento transforma as ruas Isaac Martins, Graça Aranha e a Praça Manoel Beckman, no Centro Histórico de São Luís, em um espaço de arte e cultura. A nova edição será realizada nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, com entrada gratuita.
O evento vai selecionar oito propostas artísticas do Maranhão, e cada artista ou coletivo escolhido receberá R$ 1 mil para a produção da obra.
Criada em 2020 pelo artista maranhense João Almeida, conhecido como “Opedefeijão”, a Ocupação Barroca SLZ tem o objetivo de valorizar a arte urbana e promover o diálogo entre artistas e o patrimônio histórico da capital. A iniciativa reúne artistas do Maranhão, de outras partes do Brasil e também do exterior, com intervenções como lambe-lambe, grafite, performances, danças e manifestações culturais de rua.📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Segundo João Almeida, o evento busca ser uma plataforma acessível e democrática de arte urbana.
“Nosso objetivo central é fortalecer este evento como uma plataforma acessível, colaborativa e democrática de arte urbana em diálogo com o patrimônio histórico de São Luís, promovendo a valorização da cultura local, o sentimento de pertencimento da comunidade e a profissionalização dos envolvidos”, afirma.
A proposta também incentiva a troca entre artistas do Maranhão, do Brasil e da América Latina, com foco em dar visibilidade a produções de periferias, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, com deficiência, mulheres cis e trans, mães e imigrantes.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Seleção e premiação
Serão selecionadas oito propostas artísticas do Maranhão, e cada artista ou coletivo escolhido receberá R$ 1 mil para a produção da obra. O resultado será divulgado no dia 5 de novembro, nas redes sociais da Ocupação Barroca SLZ, pelo perfil @ocupacaobarrocaslz.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://linktr.ee/ocupacaobarroca.
As linguagens aceitas incluem intervenções urbanas, instalações, performances, danças, apresentações cênicas e manifestações de rua, como batalhas, slam, hip-hop, poesia e circo.
História e reconhecimento
Desde 2020, a Ocupação Barroca SLZ tem transformado o Centro Histórico em um espaço vivo de arte e convivência. Em 2021, o projeto foi premiado em 1º lugar no Prêmio Magno Cruz de Direitos Humanos, na categoria “Poder Público e Participação Popular”.
Nas últimas edições, o evento também passou a ocupar a Praça Manoel Beckman, com apresentações musicais, oficinas e feiras de economia criativa. A ação envolve artistas, voluntários e a comunidade local, alcançando cerca de 1.500 pessoas entre 2020 e 2024. Já participaram artistas do Brasil, da França, Colômbia, Argentina e Estados Unidos.
Financiamento
O projeto é financiado pelo Edital nº 19.2024 – Mais Festivais e Mostras, da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e do Governo do Maranhão.