Remador de Fernando de Noronha dá volta na ilha sozinho em canoa havaiana
O atleta Alef Alves completou, no domingo (19), a volta na ilha de Fernando de Noronha remando sozinho em uma canoa havaiana do tipo OC1. Ele percorreu 35 quilômetros em 4 horas e 40 minutos e se tornou o primeiro remador local, e o segundo da história, a fazer o percurso solo (veja vídeo acima).
Segundo Alef, o maior desafio foi o vento forte na parte final do trajeto. “Quando virei a Ponta da Sapata, encontrei um vento muito forte para retornar ao porto. Fui controlando o ritmo e, aos poucos, consegui avançar”, contou.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Ele afirmou que o trecho conhecido como “mar de fora” (região voltada para a África), estava bastante agitado, mas disse que a canoa se comportou bem nas ondas.
Alef já havia feito o percurso em uma canoa coletiva, mas decidiu encarar o desafio sozinho. “Quis me conectar com o mar e viver esse momento de forma plena. Quando estou remando, sinto uma ligação total com o oceano e com a natureza viva que cerca essa ilha maravilhosa”, afirmou.
O atleta contou que há três anos não fazia o trajeto completo e decidiu voltar de forma especial.
Alef deu a volta na ilha sozinho
Thiago Mariano/Acervo pessoal
Conquistas
Alef Alves pratica canoa havaiana desde 2015 e tem vários títulos na modalidade. O atleta de Noronha foi campeão cinco vezes no circuito Aloha Spirit e já conquistou o título brasileiro por equipe.
Ele também ficou em quinto lugar no Campeonato Sul-Americano de 2016, no Chile, e garantiu vaga para o Mundial no Havaí, onde terminou em quinto lugar na categoria por equipe.
Pioneiro
O primeiro a completar o percurso ao redor de Fernando de Noronha foi Pedro Henrique Almeida Weichert, de Vitória (ES), em 2019. Ele também usou uma canoa do tipo OC1 e concluiu o trajeto em 3 horas e 38 minutos. Na ocasião, contou com o apoio de Alef Alves.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias