
Pomares de jabuticaba estão abertos para visitas em Taquaruçu
Com os pés carregados, começou a colheita de jabuticaba em Taquaruçu, distrito de Palmas. Também já começou a Festa da Colheita da Jabuticaba, que movimenta produtores e está na 7ª edição.
A produtora Maria Ilsa Farias tem o pomar há 15 anos. Mantém uma clientela fiel e começa a se preparar para o evento meses antes. “É o ano todo assim e como nós, os produtores se organizam para a festa, os clientes já começam a ligar desde julho”, comentou.
A empresária Eliana dos Santos também vai participar da Festa e diz que a procura pelas jabuticabas é constante. “Estamos na expectativa”, afirmou.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Quem esperava para saborear o fruto é o empresário Gelson Maciel, que esteve em um dos pomares com a família. “É um momento muito bacana, um passeio que vale a pena e uma experiência diferente. Os pais deveriam trazer os filhos para tirar do pé a jabuticaba. Tem muita gente que nem sabe como que dá a jabuticaba”, comemorou.
No pomar da produtora Merivane Coelho, os clientes pagam um valor na entrada e consomem à vontade. Para tornar a experiência única, ela investe o ano todo no espaço.
“Ao longo do ano todo é todo um trabalho, é muito cuidado, se organizar para receber essa quantia de gente, é molhar. É todo um trabalho, mas é gratificante. Receber os clientes já virou família, todo o ano vem, conhece pessoas novas. Então é muito divertido”, comemorou.
Em um dos pomares, a expectativa é receber aproximadamente 1 mil pessoas por final de semana. Os visitantes vão poder aproveitar os 24 pés de jabuticaba que já estão carregados.
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Juventude e Esportes, dá apoio às propriedades particulares durante a Festa da Colheita, que tem previsão de duração de 15 dias. Cada produtor organiza seus horários e dias de visitação, bem como os preços cobrados.
O autônomo Paulo Alves de Sousa também esteve em um dos pomares e comentou: “É uma sensação bem gostosa poder pegar a fruta no pé e degustar aqui, sem passar por nenhum procedimento. E as frutas estão deliciosas”.
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo do Dia do Servidor Público na próxima sexta-feira
Saúde dos professores: mais de 1,7 mil profissionais da rede estadual se afastaram por adoecimento mental em 2025
Pela primeira vez experimentando a jabuticaba no pé, o servidor público Kemerson Conceição também visitou um pomar. “Já tinha ouvido falar, mas não tive a oportunidade de vir antes e nesse ano resolvi visitar”, disse.
Nos pomares há a jabuticaba maior, conhecida como olho de boi, e a menor, da espécie sabará, uma das mais doces. A fruta apresenta várias possibilidades como produção de vinho, licor, geleia e mousse por exemplo.
Neste ano, a irregularidade da chuva atrapalhou o período e muitos pés de jabuticaba ainda não floresceram. Mesmo assim, os produtores estão otimistas.
“Mas nós somos um povo que é guerreiro, a gente persiste e não vamos deixar abalar a gente. A gente vai fazer a festa nos nossos pomares e povo está convidado a vir”, reforçou o convite a produtora Eliana dos Santos.
Pés de jabuticaba já estão carregados nos pomares
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.