Tarifaço foi suspenso? Do que Lula e Trump falaram? Veja perguntas e respostas sobre o encontro entre os dois presidentes

Mauro Vieira diz que reunião entre Lula e Trump foi positiva e que países esperam acordo em poucas semanas
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiveram a sua primeira reunião oficial no domingo (26).
A reunião deste domingo teve o objetivo de começar a debater uma solução para o tarifaço de 50% imposto pelos EUA ao Brasil.
Veja a seguir perguntas e respostas sobre o que aconteceu no encontro.
Quando e onde Lula e Trump se reuniram, e por quanto tempo?
Os dois presidentes se reuniram pela primeira vez na tarde do domingo (26) na Malásia, madrugada no horário de Brasília. Os dois líderes foram ao país para a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
A reunião durou, aproximadamente, 45 minutos, segundo o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.
O tarifaço dos EUA sobre o Brasil foi revertido ou suspenso?
Não. Lula disse acreditar que ele e Trump iriam encontrar uma solução para o tarifaço. O presidente norte-americano, ainda antes da parte privada da reunião, disse que provavelmente os dois fariam “alguns bons acordos”.
O chanceler brasileiro também disse que o governo brasileiro propôs a suspensão das tarifas durante as negociações, mas isso não entrou em vigor.
Quando os dois países vão começar as negociações?
As equipes dos dois países se reuniram na manhã desta segunda-feira (27), no horário da Malásia, para começar a negociar uma solução para o tarifaço.
Segundo o chanceler brasileiro, nesse primeiro encontro, ficou definido um cronograma de reuniões entre as equipes de negociadores para tratar do assunto, com foco nos setores mais afetados pelas tarifas.
Lula se diz agradecido por encontro com Trump: ‘Reunião que parecia impossível’
Que argumentos Lula apresentou sobre as tarifas?
Lula disse que a imposição das tarifas não tem base técnica, pois os EUA mantêm superávit na balança comercial com o Brasil.
Lula e Trump falaram sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro?
O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, disse que Bolsonaro foi um assunto lateral na discussão.
Rosa mencionou que Lula apenas teria citado que foi injustiça da aplicação da Lei Magnitsky contra autoridades do Supremo Tribunal Federal (STF), indicando que os ministros respeitaram o processo legal e que “não há nenhuma perseguição política ou jurídica”.
Os dois presidentes falaram sobre a Venezuela?
Sim. Segundo o chanceler Mauro Vieira, Lula se dispôs a ser um interlocutor no diálogo entre os EUA e a Venezuela, para buscar soluções “mutuamente aceitáveis e corretas entre os dois países. Trump teria agradecido a proposta do presidente brasileiro.
Vieira, no entanto, não detalhou de que forma ou quando essa intermediação poderia acontecer.
🔎Nas últimas semanas, o governo de Donald Trump tem travado uma ofensiva perto da costa da Venezuela, com o argumento de mirar traficantes de drogas a caminho dos EUA. Já o governo do venezuelano Nicolás Maduro acusa os EUA de tentarem invadir o país latino-americano para derrubar seu regime.
Houve promessa de visitas entre os dois países?
Sim. Lula e Trump combinaram visitas recíprocas. Trump manifestou vontade de ir ao Brasil, e Lula disse que “irá com prazer aos Estados Unidos no futuro”, afirmou o chanceler Mauro Vieira.
Como Trump reagiu ao encontro com Lula?
Trump disse que foi uma “grande honra estar com o presidente do Brasil.”
“Acho que conseguiremos fechar bons negócios para ambos os países. Sempre tivemos um bom relacionamento — e acho que continuará assim”, afirmou Trump, segundo uma publicação da Casa Branca.
E o que disse o presidente Lula?
Lula afirmou que a reunião com Trump foi “ótima”.
“Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, afirmou Lula, após o encontro.
A íntegra do que foi discutido é conhecido?
Não. A maior parte da reunião entre o Lula e o Trump foi fechada à imprensa, e não houve divulgação da íntegra do encontro. Jornalistas puderam entrevistar os dois presidentes por cerca de 10 minutos antes da reunião privada.
Casa Branca publica foto de Lula e Trump: ‘Grande honra estar com o presidente do Brasil’

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *