‘Daniel do Bolshoi’: menino capixaba de 9 anos é aprovado em escola referência mundial de balé


‘Daniel do Bolshoi’: menino capixaba de 9 anos é aprovado em escola referência mundial de balé
Arquivo Pessoal
Aos sete anos, o capixaba Daniel Viana já sabia o que queria ser quando crescesse: bailarino profissional. Agora, aos nove, o sonho começa a ganhar forma. No fim de outubro, o pequeno talento foi aprovado para estudar com bolsa na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, Santa Catarina, a partir de 2026.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A instituição é a única filial fora da Rússia do tradicional Teatro Bolshoi de Moscou, uma das companhias de balé e ópera mais prestigiadas do mundo.
‘Daniel do Bolshoi’
Daniel começou a dançar há cerca de dois anos, em uma escola de dança de Guarapari, no Espírito Santo. Logo nas primeiras aulas, o talento chamou atenção.
“Quando ele pisou na escola, a professora me chamou para vê-lo dentro da sala de aula. Falei, ‘caramba, esse menino tem talento’”, lembrou Viviani Lima, diretora da escola.
Bailarino de 9 anos ganha 5 bolsas para estudar fora do país: ‘quero conhecer o mundo’
Após as primeiras semanas de aula, Viviani conversou com a mãe de Daniel e incentivou que ele fizesse a audição do Bolshoi quando completasse nove anos, idade mínima para fazer a prova.
“A partir daquele dia, ele passava por todo mundo na academia e falava: ‘você sabia que eu vou para o Bolshoi?’”, lembrou a diretora. Assim, passou a ser chamado na escola de “Daniel do Bolshoi”.
Malas prontas
A mãe, Karoline Vianna, e o filho devem se mudar para Joinville no início de 2026. O Curso de Dança Clássica Masculina começa em fevereiro e tem duração de oito anos.
Karoline e Daniel irão morar em Joinville a partir de janeiro de 2026
Arquivo pessoal
LEIA TAMBÉM:
Bailarino de 9 anos ganha 5 bolsas para estudar fora do país: ‘quero conhecer o mundo dançando’
Projeto social apresenta novas possibilidades a crianças da periferia de Vitória através do balé
“Estamos começando a nos preparar financeiramente e psicologicamente para uma melhor adaptação”, contou a mãe.
O Curso de Dança Clássica Masculina no qual Daniel foi aprovado começa em fevereiro. A lista de aprovados, com 20 nomes, foi divulgada no último sábado (25). Todos serão bolsistas da escola.
Segundo Karoline, a emoção com a aprovação foi grande. “Daniel, no momento em que soube, começou a chorar de felicidade e chorei junto”, relatou.
O bailarino mirim espera a mudança com expectativas positivas. “Quero dançar bastante e fazer amigos”, contou o garoto.
A audição
A Seleção Nacional da Escola do Teatro Bolshoi é realizada anualmente e avalia crianças de 9 a 11 anos. Daniel participou da primeira etapa no Rio de Janeiro em abril deste ano.
Viviani concedeu bolsa para que Daniel estudasse não só balé, mas também outros estilos como jazz e sapateado na Escola Studium de Danças Korpus
Arquivo pessoal
A segunda fase ocorre presencialmente em Joinville e inclui uma avaliação médico-fisioterápica e outra voltada ao lado artístico e cognitivo.
“O teste médico é muito minucioso. Eles ficam muito tempo fazendo várias medições no corpo e são detalhistas. Medem a altura que a criança salta, tamanho de mão, de pé, dos ossos, várias medições super diferentes”, explicou Viviani.
Neste ano, jovens de 18 estados brasileiros e da Argentina estavam inscritos. Com 3,2 mil candidatos, a concorrência foi de 80 candidatos por vaga.
“Tem meninos que tentam por anos e não conseguem passar. E o pequenininho foi lá e na primeira vez passou”, destacou Viviani.
Bastidores e números da jornada do pequeno bailarino
✨ Daniel Viana, 9 anos, vai estudar na Escola do Teatro Bolshoi
🎓 Escola é a única filial fora da Rússia
🩰 Daniel começou a dançar há apenas dois anos, em Guarapari
📋 Seleção teve 3,2 mil inscritos de 18 estados e da Argentina
🏆 Concorrência: 80 candidatos por vaga
🧠 Teste médico da seleção tem medições de salto e estrutura óssea
💖 Mãe e filho vão se mudar para Joinville em 2026
🎯 Curso de dança clássica masculina tem oito anos de duração
🌟 Daniel sonha em ser professor de balé para crianças carentes no futuro
Daniel encantou jurados e conquistou bolsas de estudo no exterior em competição de dança internacional, no Espírito Santo
Divulgação/ Daniel Viana
Sonhos para o futuro
Além de querer ser bailarino profissional, Daniel quer ensinar balé a crianças quando crescer. “Quero ser professor para crianças carentes”, contou ao g1.
Karoline diz que o orgulho e a esperança acompanham o filho em cada passo. “Espero muito que Daniel mantenha o foco no seu objetivo e que quando crescer consiga realizar os seus sonhos. Que viaje bastante, se especialize e passe o conhecimento adiante”.
*Texto produzido por Ana Muniz, aluna do 28º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo foi editado por Juirana Nobres.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *