
Cemitério em Santarém
Pascom/Divulgação
A Arquidiocese de Santarém definiu a programação do Dia de Finados, que será celebrado neste domingo (2), com atividades nos cemitérios centrais, no Mararu, além de missas nas paróquias e áreas pastorais da cidade. A data será marcada por momentos de oração, visitação missionária e celebrações dedicadas à memória dos fiéis falecidos.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
No corredor entre os cemitérios São João Batista e Nossa Senhora dos Mártires, na Avenida Mendonça Furtado, será montada uma estrutura com palco e sistema de som para orações e reflexões a partir das 9h. Movimentos e pastorais da Arquidiocese, como Setor Juventude, RCC, Cursilho, ECC, Equipes de Nossa Senhora e Pastoral Familiar, estarão presentes ao longo do dia.
A principal missa no local está marcada para 18h, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Irineu Roman. A celebração será organizada pelas Paróquias São Sebastião e Santíssimo Sacramento.
No cemitério São Sebastião, no bairro Mararu, a programação inicia às 8h, com músicas, mensagens e reflexões conduzidas pela Paróquia Cristo Libertador. A partir das 14h, a Área Pastoral São Lucas assume as atividades, que também incluem uma missa às 18h.
Ao longo do dia, missionários voluntários estarão nos cemitérios oferecendo palavras de conforto às famílias que visitarem os túmulos de seus entes queridos.
Dia dos Finados é feriado?
O coordenador da Pastoral Urbana, padre Arilson Lima, SVD, destacou o sentido espiritual da data.
Segundo ele, Finados é um momento de reafirmar a esperança cristã. “Não celebramos a morte, mas a fé na ressurreição e a esperança do reencontro na morada preparada por Deus. É um dia para agradecer pela vida daqueles que nos precederam e reconhecer como contribuíram com a nossa história.”
O sacerdote também explicou o simbolismo de tradições comuns neste dia. “A vela acesa lembra que a luz dos que partiram segue viva em nosso coração. As flores representam a ressurreição e a vida. Nossos mortos são como sementes que florescem no jardim do Senhor.”
O Dia de Finados, reforça a Arquidiocese, é uma oportunidade para renovar a fé na vida eterna e expressar, em oração, o amor e a saudade por aqueles que já se foram.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região