‘Égua do calor’, diz alemão em Belém; veja dicas e ‘dress code’ durante a COP 30


Turistas que vieram para a COP 30 sentem na pele o calor de Belém
O calor em Belém não deve passar despercebido pelos visitantes durante a COP 30. As temperaturas podem chegar a quase 35ºC, com sensação de 40ºC e de que há um sol para cada pessoa, com direito a umidade, e o g1 tem dicas para quem estiver na capital paraense.
☀️ As temperaturas altas em Belém, inclusive, motivaram o secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), responsável pela organização das Conferências das Partes (COPs), a dispensar terno e gravata e flexibilizar as roupas nos espaços de negociação.
O código de vestimenta recomendado para a COP 30 é o “esporte fino”, que geralmente inclui calças sociais, camisa de botão ou polo, blazers ou cardigãs, e sapatos sociais ou mocassins, para um visual arrumado, mas não formal e que permite roupas mais leves e confortáveis.
O turista alemão Simon até já aprendeu a expressão que se usa na capital paraense em dias ensolarados: “Égua do calor”, afirmou durante visista ao mercado Ver-o-Peso (veja no vídeo acima).
Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Veja aqui tudo sobre COP 30
COP 30: organização flexibiliza uso de traje formal por conta do clima de Belém
Já a peruana Lorena Córdoba foi ao Veropa, como também é conhecida a maior feira a céu aberto da América Latina, atrás de um leque para tentar se refrescar. “Melhorou, precisava muito”.
👒 O leque, inclusive, pode ser um item para ajudar a amenizar o calor dos visitantes que aproveitarem o período da COP 30 para passear por Belém, assim como chapéu ou boné, protetor solar e água.
🧥 Já nos locais fechados, você pode sentir frio se for “friorento”. Por causa do calor intenso, a maioria dos estabelecimentos usam ar-condicionado em temperatura baixa e o choque térmico pode ser inevitável ao entrar nesses locais. Com isso, um casaco leve também pode ser útil para amenizar a diferença de temperatura.
☔ A COP começa nesta segunda-feira (10), quando a região norte do Brasil começa a entrar aos poucos no inverno amazônico, período do ano em as chuvas passam a ser mais frequentes. O inverno amazônico vai até maio, enquanto o verão amazônico, com menos chuvas e calor ainda mais intenso, vai de junho a outubro.
Com a chuva, às vezes, o calor dá uma amenizada, mas ela pode ocorrer a qualquer hora. Geralmente é mais comum no início da tarde ou fim do dia, mas pode surpreender. Por isso, um guarda-chuva durante uma caminhada nas ruas de Belém vai bem como um item garantido na mochila ou bolsa.
Guia da COP 30: veja programações que movimentam Belém
Belém terá dias ensolarados e chuvas rápidas durante COP 30; veja a previsão do tempo
Sombrinhas de graça em Belém: prefeitura lança serviço de empréstimo

📅 Dress code na COP
Traje esporte fino ✅
Calçado confortável ✅
Casaquinho ou blusa extra ✅



📍 Itens úteis nas ruas de Belém:
Guarda-chuva ✅
Protetor solar ✅

Boné ou chapéu ✅ 

Leque ✅ 

Água ✅
Leque pode ajudar a amenizar calo em Belém nas ruas durante período da COP
Edenilton Marques/TV Liberal
Chuva em Belém
Joyce Ferreira/Comus
Acesse outras notícias do estado no g1 Pará.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *