Descarte irregular de lixo aumenta em Petrópolis e gera novas autuações

Prefeitura de Petrópolis faz notificações por descarte irregular de lixo
O descarte irregular de lixo e entulho tem se tornado um problema constante em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o município já registrou cinco notificações nos últimos meses, com base em denúncias e vídeos enviados por moradores.
Um dos pontos mais críticos é a Rua Alfredo Shilick, no Alto da Serra, onde foram registrados quatro flagrantes entre agosto e novembro.
As imagens mostram diferentes situações: um homem rasgando sacos de lixo e espalhando o conteúdo na calçada, um motorista despejando areia e serragem em uma coletora, outro descarregando grandes sacos pretos e até um condutor descartando pedaços de madeira e mobília.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
De acordo com a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), o problema é agravado pela mistura de lixo doméstico com entulho, o que impede o recolhimento regular.
“Esse tipo de material não pode ser levado ao aterro sanitário. A separação incorreta causa atrasos e retrabalho, comprometendo a eficiência da limpeza urbana”, explicou a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.
A empresa recolhe, em média, 220 toneladas de entulho por dia, incluindo restos de obras, reformas e resíduos de poda e jardinagem.
O descarte irregular é passível de multa de até R$ 11 mil em caso de reincidência, além da apreensão do veículo utilizado. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (24) 2246-9042 e 2246-9043.
Além disso, a Comdep também enfrenta dificuldades com o estacionamento irregular, que muitas vezes impede a passagem dos caminhões de coleta. Na última terça-feira (11), equipes ficaram bloqueadas em pontos como Cidade Nova e Rua Alberto de Oliveira, na Mosela.
O serviço Disque Entulho funciona pelo telefone (24) 2292-9500, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e permite solicitar a retirada gratuita de até 20 sacos de entulho por vez.
Moradores registraram flagrantes em vários pontos da cidade
Divulgação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *