Equipamentos são contratados por condomínios e estão interligados ao programa de monitoramento por câmeras da prefeitura Smart Sampa. Câmeras de segurança são furtadas na Zona Sul de SP
Moradores do bairro Paraíso do Morumbi, Zona Sul de São Paulo, têm enfrentado um problema recorrente de vandalismo: os furtos de tótens de câmeras de segurança.
Uma das empresas que fornece esses equipamentos, a CoSecurity, registrou boletins de ocorrência de furtos ou danos de tótens da Rua 17 de Janeiro, que fica próxima à Avenida Hebe Camargo, nos dias 11, 21 e 27 de maio.
O serviço de monitoramento, contratado por um condomínio de apartamentos, está interligado aos programas Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo, e Muralha Paulista, do governo do estado.
Tótem de câmeras de segurança é furtado na Zona Sul de SP
Reprodução
O Programa Muralha Paulista foi implantado em 2024 e possui um sistema integrado de fluxo de dados que utiliza câmeras de monitoramento privadas ou públicas. Iniciado em 2023, o Smart Sampa visa ao aumento da segurança na cidade, contando com cerca de 23 mil câmeras instaladas na capital, além de estar aberto à integração de câmeras privadas.
É o caso dos equipamentos da CoSecurity que foram vandalizados. As câmeras se conectam a uma central de monitoramento em tempo real.
As investigações dos atos de vandalismo estão em andamento no 89º Distrito Policial (Jardim Taboão), que realiza diligências e busca imagens que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) afirma que a manutenção, o reparo ou a substituição dos equipamentos do Smart Sampa eventualmente danificados ou furtados são de responsabilidade do consórcio que implementou a plataforma – ou, ainda, da empresa que integra suas imagens ao programa.
Além disso, segundo a secretaria, ainda que esse sistema de câmeras esteja ligado a programas públicos, eventuais depredações não geram custos às gestões municipal e estadual.
Para as câmeras instaladas pela prefeitura em espaços públicos da cidade, por sua vez, a pasta informa que está em fase de implantação um alerta automático emitido pelos equipamentos em caso de tentativa de depredação.