Com Jaé exclusivo, embarques quase triplicam em uma semana, mas passageiros ainda têm dúvidas


Primeira manhã de uso exclusivo do Jaé é marcado por dúvidas e dificuldades de passageiros no Rio
A Prefeitura do Rio registrou mais de um milhão de embarques nesta segunda-feira (4), primeira manhã de dia útil de uso exclusivo do Jaé no transporte público municipal da capital fluminense. Na semana passada, até o mesmo horário, foram 374 mil embarques com o sistema de bilhetagem.
Ainda assim, muitos passageiros tiveram dúvidas e dificuldades para embarcar. O Riocard não pode mais ser utilizado, com exceção do Bilhete Único Intermunicipal (BUI).
“A gente usava o Riocard normalmente. Veio o Jaé e mudou o sistema todo. Agora, a gente tem que ter dois cartões, porque eu moro na Baixada. Esse ônibus eu não posso pegar com Riocard, mas o da Baixada eu pego com Riocard”, disse a secretária Valdirene de Oliveira.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Passageiros relataram dificuldades na primeira manhã de uso exclusivo do Jaé no transporte municipal do Rio de Janeiro
Reprodução/ TV Globo
Algumas pessoas chegaram a pegar o metrô, mas tiveram dificuldades na integração. A dona de casa Aline Alves é moradora de Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense, e veio ao Rio para uma consulta médica do filho. O Bilhete Único Intermunicipal, que dá direito à integração com outros meios de transporte, não passou. Ela teve que pagar a passagem.
“Eu sempre venho com cartão, mas, por sorte, coloquei dinheiro na bolsa porque eu nem sei quanto que custa a passagem porque só uso o cartão”, contou Aline.
A secretária municipal de Transportes destaca que o BUI ainda pode ser usado nas integrações.
“O validador do Riocard continua presente nos ônibus e no VLT, principalmente, para propiciar quatro tipos de integrações que são feitas com Bilhete Único Intermunicipal para os que têm renda abaixo de R$ 3,2 mil”, afirmou Maína Celidonio.
São eles: o ônibus intermunicipal com o ônibus municipal, o ônibus intermunicipal com o VLT e as barcas com os ônibus municipais e o VLT.
LEIA MAIS:
Jaé tem 1º grande teste em dia útil após transição nos transportes públicos da cidade do Rio
Paes diz que Jaé funciona bem no primeiro dia útil de exclusividade, mas ‘problemas pontuais’ podem acontecer
Transição
Desde sábado (2), só é possível fazer integração entre o metrô e os ônibus municipais com o cartão Jaé. Quem não recebeu o cartão físico pode usar o QR Code no aplicativo.
“Não peguei o Jaé, mas consegui baixar. Hoje o Riocard não serve. Mas, como eu não carreguei, vou carregar agora para tentar pegar para ir ao serviço”, disse Luciene.
No primeiro fim de semana de operação exclusiva, foram mais de 2 milhões de embarques, sendo 75% com o novo sistema.
Funcionários da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) ficaram em a saída do metrô de Botafogo, na Zona Sul da cidade, dando suporte e orientando os passageiros a resolverem problemas relacionados a integração e pagamento de passagens.
Posto do Jaé ficou lotado na manhã desta segunda-feira (4) em Botafogo
Reprodução/ TV Globo
No entanto, o posto de atendimento do Jaé no bairro ficou lotado ao longo da manhã.
“Eu estou saindo de um plantão de 36 horas e tive que vir aqui pessoalmente porque pelo aplicativo eu não consegui”, contou a técnica de enfermagem Sônia Batista.
O salva-vidas Paulo Renato Paiva tentava fazer o cadastro no sistema de bilhetagem pela segunda vez.
“Eu estive aqui na sexta-feira e fiquei mais de 5 horas aqui e não consegui fazer o cadastro. Hoje está demorando mais de 40 minutos cada número para fazer o cadastro”, relatou Paulo Renato.
O prefeito Eduardo Paes afirmou que funcionários municipais ficarão nos principais terminais para ajudar os passageiros.
“No sistema do Jaé a prefeitura passa a ter controle e informações. A operação está indo bem, mas problemas pontuais podem acontecer”, disse Eduardo Paes.
Quadro resume como fica a bilhetagem nos transportes do Rio com o Jaé
Infografia: Kayan Albertin/g1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *