Maior surto de intoxicações por metanol dos últimos anos aconteceu recentemente, entre 2016 e 2023
Reprodução/TV Globo/Fantástico
O estado de Alagoas registrou o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol. O paciente, um jovem de 22 anos, residente em Estrela de Alagoas, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, na madrugada de domingo (6), com sintomas de bronquite asmática, sendo posteriormente transferido para a UTI do Hospital Regional Santa Rita.
Brasil tem mais de 200 casos de intoxicação por metanol em investigação
O caso de Alagoas surge em um momento de alerta nacional devido ao crescente número de notificações de intoxicação por metanol, uma substância altamente tóxica, que tem sido usada criminosamente na adulteração de bebidas alcoólicas.
Diante do primeiro caso no estado e do cenário nacional, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Vigilância Sanitária, iniciou uma operação de controle para fiscalizar o comércio local em busca de mercadorias adulteradas.
As autoridades de Estrela de Alagoas também foram mobilizadas para colaborar na investigação da origem do produto que causou a intoxicação no paciente. Até o momento, nenhum estabelecimento foi autuado por vender produtos de procedência duvidosa na região.
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) ainda não foi notificada.
Metanol: organizadores de eventos suspendem venda de destilados em Alagoas