Imagem de um azeite sendo derramado em uma tigela.
Pexels
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de todos os lotes do Azeite de Oliva da marca Los Nobles. A agência proibiu também a venda do suplemento alimentar Zempyc, Natural-Mega Concentrado 730 mg, com 120 cápsulas para emagrecimento. A determinação foi divulgada nesta terça-feira (16/9) no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com a agência, o azeite Los Nobles é de origem desconhecida e há suspeita de produção clandestina, por não haver aceitação prévia da Anvisa para a importação, nem registro na Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (Anmat), da Argentina, para os lotes do produto.
O produto Zempyc, da empresa Preço Justo Gestão Empresarial, teve todos os lotes proibidos. O rótulo informa que o suplemento é fabricado pela Sorocaps Indústria Farmacêutica e distribuído pela Preço Justo. Mas a Sorocaps não ter identificou, em seus controles internos, nenhum produto com a denominação Zempyc.
A Anvisa também suspendeu a propaganda dos produtos alimentícios “Oh A Água Azul”, “Oh A Água Verde” e “Oh A Água Rosa”, da empresa DF&M Alimentos. Eles contêm alegações de propriedades medicamentosas ou terapêuticas, incluindo a afirmação de que o produto “hidrata 10 vezes mais”.
A Agência proibiu também o alimento Kit-Fit-Turbo, da empresa GVL Indústria de Suplementos Alimentares, devido à “composição desconhecida, o relato de efeitos adversos graves (taquicardia, desconforto torácico do tipo compressivo, epigastralgia, náuseas, vômitos e diarreitas) e veiculação de alegação com propriedade terapêuticas e/ou medicamentos funcionais e/ou de saúde não aprovadas — emagrecimento”.
O Kit-Fit-Turbo, segundo a Anvisa, é um produto cuja denominação sugere, de forma implícita ou explícita, essas alegações.
O g1 tenta contato com as empresas citadas.