Após 250 anos, Forte Coimbra no Pantanal será restaurado com investimento de R$ 19 milhões


Forte Coimbra, em Corumbá.
Saul Schramm
O Forte Coimbra será totalmente restaurado. Localizado no Pantanal, em Corumbá, o monumento completou 250 anos e vai passar por obras com investimento estimado em R$ 19 milhões. O anúncio foi feito neste sábado (20), durante cerimônia na base militar da região.
A restauração será conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Comando Militar do Oeste (CMO) e a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa), responsável pela captação dos recursos via Lei de Incentivo à Cultura.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O projeto busca preservar o valor histórico e cultural do forte, além de reforçar seu papel estratégico para a segurança nacional. Após a reforma, o local poderá ser indicado ao título de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Patrimônio militar e histórico do Brasil
Construído em 1775 às margens do Rio Paraguai, o Forte Coimbra foi erguido para proteger o território português da presença espanhola. Tombado pelo Iphan em 1974, o forte é considerado um marco da engenharia militar no país.
Ao longo dos séculos, a fortificação participou de momentos importantes da história brasileira. Em 1801, resistiu ao cerco de quatro navios espanhóis, mesmo com um número muito inferior de soldados. Durante a Guerra do Paraguai, em 1864, voltou a ser atacado, mas novamente resistiu com apoio de militares, indígenas e moradores locais.
Hoje, o Forte abriga uma guarnição do Exército e uma pequena vila, onde é realizada anualmente a tradicional festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da região.
Cerimônia reúne autoridades civis e militares
O evento que marcou o início das obras contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do ministro da Defesa, José Múcio, e de lideranças do Exército, como o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva.
“Eu estive no Forte Coimbra para conhecer um pouco de toda a história. A gente não pode esquecer, em momento algum, da nossa origem”, disse o governador, destacando a importância da preservação histórica no atual momento de crescimento do estado.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *