Após crítica de chanceler, ministro alemão elogia Brasil: ‘País maravilhoso’; veja vídeo

“O Brasil é um país maravilhoso, com um povo acolhedor e bom anfitrião. Pena que não poderei ficar mais.” Quem disse isso foi o ministro alemão do Meio Ambiente, Carsten Schneider. E as palavras, postadas em português mesmo, são um contraponto a uma polêmica fala do chefe dele, o chanceler federal, que foi recebida como ofensa por muita gente no Brasil.

Depois de participar de uma cúpula de líderes antes da COP30 e passar só 20 horas em Belém, Friedrich Merz disse isto aqui: “Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos.”

Merz falou isso num discurso para empresários. E a declaração repercutiu bem mal lá na COP30. O ministro do Meio Ambiente está representando a Alemanha na conferência. E fez elogios ao Brasil sem mencionar o chanceler federal.

Vale lembrar que, apesar de fazerem parte do mesmo governo, Merz e Schneider são de partidos concorrentes. Enquanto o chanceler federal é da conservadora CDU, o ministro é do social-democrata SPD. Schneider também elogiou Belém, dizendo que a cidade é incrível e que viu “muito esforço, gente maravilhosa, mas também muita pobreza”.

Nos bastidores da conferência, a DW apurou que Merz está sendo pressionado a se desculpar.
Leia mais (11/18/2025 – 16h46)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *