Após incêndio na COP 30, seis pessoas seguem internadas em Belém


COP 30: Bombeira civil passa mal e é atendida dentro da Blue Zone, na COP.
O incêndio que atingiu o pavilhão de países da Blue Zone na COP 30 fez com que ao menos 27 pessoas precisassem de atendimento médico, segundo o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), responsável pela assistência durante a COP30.
A entidade coordenada pelo Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (21) que seis pessoas seguem “recebendo assistência adequada nos serviços de saúde de Belém”.
“Os atendimentos estão relacionados à inalação de fumaça e crise de ansiedade após o ocorrido. Não houve registro de pessoas feridas pelas chamas com queimaduras”, diz a nota.
Das pessoas atendidas, 21 foram liberadas ainda na sexta-feira. Não foram informados detalhes sobre os internados, nem previsão de alta.
Entre as pessoas que passaram mal estava uma bombeira civil. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a profissional tossindo muito e sendo amparada por equipes de emergência.
COP 30: Vídeos mostram área de pavilhões da Zona Azul pegando fogo em Belém; área foi evacuada
ACOMPANHE aqui as informações sobre a COP
As reuniões e negociações foram retomadas nesta sexta-feira (21). A Blue Zone foi reaberta na noite de quinta-feira (20) que a Zona Azul, após uma inspeção e vistoria da Polícia Federal.
Incêndio atingiu pavilhão da COP 30, em Belém
Douglas Pingituro/Reuters
Após a emissão do alvará de funcionamento e do atestado de segurança pelo Corpo de Bombeiros, o espaço foi oficialmente devolvido à ONU.
Muitas pessoas aproveitaram para ir ao local buscar pertences que ficaram para trás por causa da evacuação de emergência durante o incêndio.
Fumaça contaminou sistema de refrigeração
Vídeo mostra o momento exato em que fogo começou na Zona Azul da COP 30, em Belém
De acordo com ele, o fogo foi controlado e o foco do trabalho passou a ser a exaustão da fumaça acumulada nos ambientes internos.
“O incêndio aparentemente já foi controlado. A questão agora é a fumaça, que se espalhou por todo o local. Está sendo usado exaustor para tentar tirar o máximo possível dessa fumaça. O problema é que ela já está em todo o sistema de refrigeração”, explicou.
O bombeiro também afirmou que a estrutura montada para a conferência utiliza materiais considerados não inflamáveis.
“Os materiais de revestimento, das estruturas, não são inflamáveis. Porém, podem ter materiais inflamáveis dentro dos próprios locais, nos estandes. Equipamentos, objetos e outros itens acabam aumentando a carga de incêndio”, disse.
Vídeo mostra início do incêndio na COP30
O caso expõe o risco enfrentado por profissionais que atuam na linha de frente, como a bombeira que aparece nas imagens, e levanta questionamentos sobre a transparência das informações oficiais em situações de emergência em grandes eventos internacionais.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *