Casa construída por meio de campanha missionária é entregue em Mirandópolis
Após um ano e três meses de uma campanha missionária, moradores de Mirandópolis (SP) entregaram, nesta sexta-feira (3), uma nova casa à família, que viveu em um imóvel de madeira durante 53 anos.
Divina Francisca de Meira da Silva, de 73 anos, e o irmão dela, João Francisco Bernadino, de 69 anos, deficiente auditivo por conta de paralisia infantil, são os principais beneficiados com a atitude de amor e generosidade.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A ação de promover a reconstrução da casa surgiu do policial militar Thiago Toledo, em junho de 2024. Sensibilizado ao ver o imóvel com a estrutura deteriorada, madeira apodrecida e infiltração, Thiago decidiu iniciar a campanha para arrecadar fundos e construir um novo.
Em 16 de junho daquele ano, foi lançada a vaquinha virtual para arrecadação de verba que pudesse tornar o sonho uma realidade.
Divina Francisca de Meira da Silva e o irmão João Francisco Bernadino vivem em Mirandópolis (SP)
Arquivo Pessoal
O objetivo inicial, que era obter R$ 20 mil para o início das obras, resultou na arrecadação de aproximadamente R$ 100 mil ao longo de 15 meses, entre doações em dinheiro, mão de obra e materiais. Os idosos também foram beneficiados com nova mobília.
“Foi um período de muita dificuldade, mas também de muita superação. Tivemos várias etapas nas quais a gente precisava de investimentos e, através do grupo, mobilizava todo mundo e o pessoal ajudava”, comentou o policial.
À época, um engenheiro civil ajudou a montar a planta da casa, que foi construída no mesmo terreno após a demolição do imóvel de madeira.
Na ocasião, a ideia foi lançada nas redes sociais, e Toledo aproveitou para fazer uma live explicando aos moradores de Mirandópolis como seria a destinação das doações. Um grupo foi criado em um aplicativo de mensagens.
“Deus foi muito bom conosco, a gente conseguir terminar essa casa, de nós conseguirmos concluir. Não foi no nosso tempo, nós achávamos que iríamos conseguir mais rápido, mas foi no tempo de Deus. A sensação é a melhor do mundo, de alívio e gratidão”, finaliza Thiago.
Quando propôs a ideia para Divina, o policial recebeu inicialmente uma resposta negativa e notou que ela estava envergonhada.
Imóvel novo foi entregue à família em Mirandópolis (SP)
Arquivo Pessoal
LEIA MAIS:
Cidade ‘protegida’ de guerra armada após promessa de bispo tem imagem da padroeira restaurada: ‘Reencontro com a Mãe’
Influenciado por pais que colecionavam discos de LPs, cantor celebra 20 anos de carreira com projeto audiovisual: ‘Me deixaram cantar’
Com 1,8 metro, 25 kg e 6 camadas: confeiteiras detalham ‘maior bolo da carreira’ para casamento de ex-BBBs Gustavo e Lais no interior de SP
Ela é viúva e tem duas filhas: Andreia Aparecida da Silva e Angela Maria da Silva Oves. Ambas cresceram no imóvel e viveram no local até chegarem à fase adulta. Deixar a casa na qual viveu 53 anos não foi uma tarefa fácil, mas receber as chaves do novo imóvel fez o sentimento de gratidão transbordar no coração da idosa.
“É uma sensação de superação, emoção e alegria. Muito obrigado a todos que colaboraram com essa realização, que Deus os recompense em sua infinita misericórdia”, comentou a idosa.
Ao g1, Divina contou ainda que a família até planejava uma reforma no local, mas não tinha condições financeiras para demolir e construir outra casa.
“Pensávamos em reformar somente o muro, que seria de placa, e o chão, sendo que toda casa precisava de uma mudança radical, como ocorreu. Foi algo extraordinário e que nunca tinha acontecido na cidade”, comentou Divina.
Família viveu em casa de madeira 53 anos em Mirandópolis (SP)
Arquivo Pessoal
Andreia vive com os dois filhos em um imóvel ao lado da casa da mãe e do tio. Com a construção, ela também foi contemplada. Os voluntários conseguiram rebocar e pintar sua casa.
“Eu não tinha nem condições e nem expectativa de poder mexe no imóvel. A sensação agora é de muita felicidade”, disse a filha.
Família viveu 53 anos em casa de madeira em Mirandópolis (SP)
Arquivo Pessoal
A entrega das chaves foi feita de forma simbólica em uma cerimônia na noite desta sexta-feira e teve a participação de diversos voluntários e autoridades locais.
Divina Francisca de Meira da Silva e João Francisco Bernadino moravam em casa de madeira em Mirandópolis (SP)
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da região