Pai de aluna dá socos em professor e é contido pela própria filha com mata-leão
A Secretaria de Educação do Distrito Federal acionou o Batalhão Escolar da Polícia Militar para reforçar a segurança na entrada e na saída do Centro Educacional 4 do Guará após o pai de uma aluna agredir um professor nesta segunda-feira (20).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O g1 teve acesso ao boletim de ocorrência do fato. Segundo os depoimentos à Polícia Civil, o professor tinha o costume de xingar os alunos.
As denúncias chegaram ao governo – e, com isso, o caso é investigado também pela Corregedoria da Secretaria de Educação.
Nesta terça-feira (21), a direção do CED 04 do Guará reuniu os estudantes para ouvir demandas, esclarecer dúvidas e acalmá-los após o ocorrido.
Também foi realizada uma reunião com o corpo docente da instituição para alinhar orientações sobre o encaminhamento de situações disciplinares ao serviço de orientação educacional.
Relembre o caso
Imagens de câmera de segurança mostram momento da agressão em escola no DF
TV Globo/Reprodução
Um professor foi agredido dentro da escola após pedir que a aluna guardasse o celular na segunda-feira (20).
Câmeras de segurança registraram o momento em que o pai da estudante entra na sala de coordenação, puxa o educador pela gola e desfere vários socos. A filha do agressor tentou conter o pai durante a briga.
Segundo o relato do agressor contido no Boletim de Ocorrência, a filha o contatou por telefone, informando que o professor estava proferindo xingamentos contra ela.
Segundo o documento, uma amiga da filha informou que o professor costuma xingar os alunos.
O agressor, identificado como Thiago Lênin Sousa, foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) — usado para crimes de menor potencial ofensivo.
Ele vai responder em liberdade por lesão corporal, injúria e desacato.
Denúncias de conduta na rede pública de ensino do DF
A Secretaria de Educação do DF informa que o canal oficial para o recebimento de denúncias e manifestações relacionadas à conduta de profissionais da rede pública de ensino do DF é a Ouvidora-geral do Distrito Federal.
Os membros da comunidade escolar — estudantes, familiares e servidores — podem registrar suas ocorrências:
por meio do site: https://www.participa.df.gov.br
pelo telefone 162
ou presencialmente na sede da Secretaria de Educação ou nas Coordenações Regionais de Ensino (CREs).
As manifestações são encaminhadas à área responsável para análise e adoção das providências cabíveis. A secretaria afirma garantir o sigilo das informações e a proteção da identidade do denunciante.
LEIA TAMBÉM:
WELLINGTON LUIZ: MP vê fraude em edital e quer demolir casa do presidente da Câmara Legislativa do DF
FRAUDE FISCAL: R$ 21,6 milhões em dívidas e carros de luxo: operação mira empresas de cosméticos
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.