Hermeto Pascoal morre aos 89 anos
A ministra da cultura Margareth Menezes homenageou o músico Hermeto Pascoal nas redes sociais. Ela postou uma foto abraçada ao instrumentalista e disse que Pascoal foi “um mestre generoso que transformou a música brasileira em alquimia sonora”.
O músico morreu neste sábado aos 89 anos. O anúncio foi feito pela família em comunicado divulgado em suas redes sociais.
“Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música”, disse a família. “No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música. Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva… Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria. Gratidão por todo carinho ao longo do caminho.”
Segundo Margareth Menezes, Hermeto Pascoal é patrimônio da nossa cultura. Sua magia segue viva no povo brasileiro e em todos os artistas com quem ele criou. Que sorte tivemos!”, disse a ministra em post no X.
Initial plugin text
Um dos nomes mais inovadores e reverenciados da música brasileira, Hermeto foi compositor, arranjador, multi-instrumentista e improvisador. Ele transcendeu fronteiras estilísticas e culturais, criando uma obra que é ao mesmo tempo erudita e popular, experimental e profundamente enraizada nas tradições brasileiras.
Morre Hermeto Pascoal aos 89 anos no Rio
Reprodução redes sociais
Segundo o ator Lúcio Mauro Filho, o artista foi um dos maiores gênios da música do mundo.
“Multi-Instrumentista, multi-artista, inventou tantos instrumentos, tantas possibilidades, fez música com os sons da natureza e sempre fez parte dela. Assim conquistou o Brasil, o mundo e artistas geniais Miles Davis. Não há como dimensionar numa postagem, sua importância para a música brasileira”, disse o artista.
Quem também prestou homenagem foi o humorista Whindersson Nunes. Em um comentário no Instagram, ele disse que Pascoal “permanece vivo em suas obras”.